Manifestações de 18 de setembro: Sébastien Lecornu voltará a receber as organizações sindicais « nos próximos dias »

Manifestação em Paris, 18 de Setembro 2025 (Foto Didier Caramalho).

Um dia de mobilização intersindical teve lugar esta quinta-feira em França. Em reação às múltiplas manifestações, o Primeiro-Ministro indicou que as « reivindicações » dos manifestantes por mais justiça social e fiscal estavam « no centro das consultas ».

Desejando « continuar o diálogo », Sébastien Lecornu declarou esta quinta-feira, que receberá novamente as organizações sindicais « nos próximos dias », no final de um segundo dia de mobilização convocado por todos os sindicatos.

Este último indicou que as « reivindicações » dos manifestantes por mais justiça social e fiscal estavam « no centro das consultas » que iniciou com as forças políticas e sindicais desde a sua nomeação.

O chefe do governo falou numa « declaração » publicada pelos seus serviços no final de um dia de manifestações organizado por todos os sindicatos, que visava influenciar as futuras escolhas orçamentais.

Manifestações em Paris, 18 de Setembro 2025 (Foto Didier Caramalho).

« Mais de um milhão » de manifestantes segundo a CGT:

Em busca da complacência dos socialistas para não ser censurado, enquanto se encontra sem maioria na Assembleia Nacional, Sébastien Lecornu não revelou se receberá também novamente as forças políticas.

O dia de mobilização reuniu entre « mais de 500.000 » manifestantes segundo as autoridades, e « mais de um milhão » segundo a CGT, ou seja, mais do que no dia 10 de setembro, que tinha sido lançado por iniciativa de vários movimentos, principalmente nas redes sociais.

O Ministro do Interior, Bruno Retailleau, anunciou que 309 pessoas foram interpeladas em todo o país, das quais 134 detidas.

Article précédentMorreu Pedro da Nóbrega, aos 67 anos.
Article suivantSporting estreia-se com goleada frente ao Kairat Almaty