Marcelo contra exceções para a Festa do “Avante!”

Publié le 16 mai 2020

PR Marcelo contra exceções para a Festa do “Avante!” – in Expresso, edição deste sábado

Presidente espera que autoridades definam regras muito claras. PCP mantém a organização e já escolheu o secretariado do evento

Vacinado com o que se passou no 1º de Maio, em que começou por abrir espaço para excecionar as comemorações do Dia do Trabalhador durante o estado de emergência e acabou a criticar a forma como tudo se passou, Marcelo Rebelo de Sousa quer dar mais atenção à Festa do “Avante!”. Para o Presidente da República, as autoridades sanitárias vão ter que “explicar com muita clareza quais são as regras e os limites que não podem ser ultrapassados”. Porque, apurou o Expresso, o Presidente entende que “aqui há uma sensibilidade acrescida” e “não pode haver exceções”.

PCP nem sequer pondera o cancelamento e garante que “observará as recomendações das entidades de saúde em vigor”

No 1º de Maio, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que as comemorações deviam realizar-se e foi o primeiro a abrir espaço para que isso pudesse acontecer quando introduziu um parágrafo no decreto sobre o estado de emergência onde se lia isso mesmo. Mas depois de ouvir a ministra da Saúde, Marta Temido, quando confrontada com o coro de críticas ao 1º de Maio, a responsabilizar “o decreto presidencial”, Marcelo clarificou a situação. “Confesso que, quando pensei na regra, pensei numa cerimónia mais simbólica, mais restritiva, menos ampla, do tipo da cerimónia do 25 de Abril”, escreveu na sua página oficial. E apontou o dedo às “autoridades sanitárias” quando disse que estas tiveram uma interpretação “mais extensa, ampla e vasta” do que a sua.

PCP NÃO PONDERA CANCELAR

Do lado do PCP, a posição é clara: o cancelamento não é uma opção e as notícias sobre isso consistem num ataque ao partido, que os comunistas dizem já vislumbrar desde a polémica sobre a celebração do 25 de Abril. Questionado pelo Expresso sobre se pondera cancelar a festa, o gabinete de imprensa do PCP refere taxativamente “a sua edição de 2020”, sem lugar a dúvidas sobre a sua realização. Mas promete que o evento, o maior do calendário anual do PCP, “observará as recomendações das entidades de saúde em vigor”. No sábado decorreu a 27.ª assembleia da Organização da Célula da Festa do “Avante!”, depois de terem sido eleitos novos membros para o seu secretariado. Segundo o “Avante!”, o encontro serviu para definir prioridades e tarefas, incluindo o sentido de assegurar “o sucesso da próxima Festa do ‘Avante!’”.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background