Marlene Vieira, Solar dos Presuntos e Adega Mayor eleitos melhores da Europa em 2025

Marlene Vieira.

Os Prémios AURUM Europa – Excelência Enogastronómica do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas distinguiram Marlene Vieira como chef do ano 2025. O Solar dos Presuntos, em Lisboa foi eleito o melhor restaurante europeu, e a Adega Mayor, em Campo Maior, galardoada no enoturismo.

 

Entregues em ‘O Groove’, na Galiza (Espanha), os Prémios AURUM Europa – Excelência Enogastronómica, atribuídos pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas destacaram em 2025 Marlene Vieira, eleita chef do ano 2025; o Solar dos Presuntos, em Lisboa, escolhido como melhor restaurante europeu do ano, e a Adega Mayor, localizada em Campo Maior, eleita a melhor adega.

“Que honra receber o Prémio European Chef 2025 do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas. Gratidão a todos que caminham comigo a equipa, família e todos os que apoiam o meu trabalho. Seguimos com paixão, dedicação e novos sabores pela frente”, reagiu numa publicação no Instagram Marlene Vieira, que lidera o restaurante Marlene, em Lisboa.

Já Pedro Cardoso, proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, também em Lisboa, sublinha na mesma rede social a “enorme honra”, pela “atribuição deste prestigiado prémio”. “Recebemos esta distinção com profundo orgulho e sentido de responsabilidade”, destaca, agradecendo à família, “em especial à minha filha Carolina — que me acompanha todos os dias e é um pilar fundamental em tudo o que faço” e também aos “extraordinários colaboradores, de todas as áreas” a quem deixa “uma palavra de imensa gratidão. Sem eles, nada disto seria possível. São eles que, diariamente, sustentam o trabalho, o rigor e a excelência que representam o Solar dos Presuntos”.

Pedro Cardoso destacou ainda “todos os colegas do nosso setor, que lutam diariamente, muitas vezes sem o devido reconhecimento, mas que continuam a elevar a gastronomia, o produto e a restauração em Portugal com dedicação e mérito”, deixando também uma palavra de agradecimento aos “parceiros de negócios, pela confiança contínua e pela colaboração que nos permite evoluir e inovar” e aos clientes: “obrigado por acreditarem no que fazemos todos os dias. São vocês que dão sentido ao nosso trabalho”.

Recorde-se que Marlene Vieira foi reconhecida em abril e pelo segundo ano consecutivo, com um Garfo de Prata, no restaurante Marlene, no Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, publicação que também distinguiu o Solar dos Presuntos, com Garfo de Ouro. A chef conquistou em fevereiro deste ano a primeira estrela Michelin.

 

Com Jornal Expresso e Agências.

Article précédentEscritora Clara Pinto Correia morre aos 65 anos
Article suivantTribuna Desportiva – 08 Dezembro 2025