Morreu Isabel II. « Choramos profundamente a morte de uma soberana adorada e uma mãe muito amada »

Foto de abertura da LUSA

Morreu a rainha Isabel II, a monarca com o reinado mais longo (70 anos) da monarquia britânica.

O novo rei, Carlos, emitiu ao fim da tarde de hoje um comunicado. O monarca passará a noite em Balmoral, onde morreu a mãe, Isabel II, e regressará a Londres sexta-feira.

“A morte da minha querida mãe, Sua Majestade, a rainha, é um momento de enorme tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Choramos profundamente a morte de uma soberana adorada e uma mãe muito amada. Sei que a sua perda será duramente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por incontáveis pessoas em todo o mundo.

Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu teremos o conforto e o apoio de conhecer o respeito e o profundo afeto que tantos tinham pela rainha.”

A notícia do falecimento da rainha de 96 anos de idade foi avançada ao fim da tarde pela agência AP.

A Rainha morreu dois dias depois de ter empossado a nova chefe de Governo, o 15.º primeiro-ministro do seu reinado. Carlos tem os familiares mais próximos ao lado e já é rei do Reino Unido e de outros 14 países.

 

Numa mensagem ao Rei Carlos, o Presidente português manifestou hoje « profunda e sincera consternação » pela morte da rainha do Reino Unido, Isabel II, e elogiou o seu « exemplo de coragem » e « inabalável sentido de serviço público », numa mensagem ao rei Carlos.

Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra em Brasília para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil, fez publicar no sítio oficial da Presidência da República na Internet uma mensagem de condolências já dirigida ao novo rei, Carlos.

« Foi com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar que tomei conhecimento do falecimento de sua majestade a rainha Isabel II. Neste momento de luto e de dor, apresento a vossa majestade e a toda a família real, bem como a todos os britânicos, em nome do povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida », lê-se na mensagem.

Segundo o chefe de Estado, Isabel II « permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado ».

« Para Portugal e para todos os portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016 », acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa declara-se « confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências » e despede-se do rei Carlos expressando a « maior estima e consideração pessoal ».

 

Já o Presidente Macron lembrou monarca que uniu a nação britânica durante mais de 70 anos

linkedin sharing button
O Presidente francês, Emmanuel Macron, destacou que a rainha Isabel II “incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos”, salientando também a amizade com França.

“Recordo-me de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou para sempre seu país e o seu século”, sublinhou o chefe de Estado francês numa nota na rede social Twitter.

Numa outra publicação momentos antes, Emmanuel Macron publicou uma foto da monarca.

« Morreu pacificamente »

A rainha Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi anunciado através da rede social Twitter da família real.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]”, acrescenta a mensagem, numa referência a Carlos e Camila.

A notícia foi conhecida após membros próximos da família real terem viajado hoje subitamente para Balmoral para estar com a rainha após um comunicado dando conta da preocupação dos médicos com o estado de saúde da monarca de 96 anos.

Além dos quatro filhos – príncipes Carlos, Ana, André e Eduardo -, também se encontram em Balmoral o neto, príncipe William.

Os sinais do declínio da saúde tinham sido evidentes, desde o uso regular de bengala ou de um carro de golfe numa visita ao festival de jardinagem Chelsea Flower Show em maio ao pedido ao filho Carlos e neto William para conduzirem em nome dela a abertura oficial do Parlamento em maio.

A rainha voltou a aparecer publicamente no início de junho, durante as celebrações do Jubileu de Diamante, e no final do mesmo mês, quando tomou parte na Cerimónia das Chaves no Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, quando iniciou as tradicionais férias de verão na Escócia.

No início desta semana, o Palácio de Buckingham invocou “problemas de mobilidade” para determinar que as audiências na terça-feira com o primeiro ministro cessante Boris Johnson e a sucessora, Liz Truss, tivessem lugar em Balmoral, a cerca de 800 quilómetros.

A notícia dos problemas graves de saúde da Rainha começou a ser divulgada esta manhã, designadamente nestes termos, aqui, na Rádio Alfa: 

 

 

 

Médicos da Rainha Isabel II preocupados com o seu estado de saúde. O seu filho e herdeiro do trono, Charles, e o neto William foram ter com Isabel II à residência de Balmoral e os membros mais próximos da família real estão a ser informados sobre o estado de saúde da monarca, segundo fontes oficiais.

 

email sharing button
Alfa/com Lusa (adaptação Alfa)linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonOs médicos da Rainha Isabel II estão preocupados com o seu estado de saúde, anunciaram hoje os serviços do palácio real, depois de já na quarta-feira a monarca ter cancelado um evento, por sugestão médica.

« Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha continua a sentir-se confortável e em Balmoral », uma propriedade na Escócia, revelou o palácio numa breve declaração.

O seu filho e herdeiro do trono, Charles, e o neto William foram ter com Isabel II à residência de Balmoral e os membros mais próximos da família real estão a ser informados sobre o estado de saúde da monarca, segundo fontes oficiais.

A Rainha Isabel II, de 96 anos, adiou uma reunião na quarta-feira depois de os seus médicos a terem aconselhado a descansar, divulgou o Palácio de Buckingham.

« Depois de um dia agitado ontem ( erça-feira), Sua Majestade aceitou esta tarde » o conselho para descansar dado pelos seus médicos, explicou um porta-voz do Palácio.

Na terça-feira, a Rainha recebeu na sua residência escocesa o primeiro-ministro cessante, Boris Johnson, que foi apresentar a sua demissão, e depois Liz Truss, a quem nomeou oficialmente primeira-ministra.

Article précédentAo ritmo atual, mulheres só alcançarão igualdade de direitos daqui a 286 anos
Article suivantSporting de Braga entra a vencer na Liga Europa na deslocação a Malmö

Flash Info

Flash INFO

0:00
0:00
Advertising will end in 

Journal Desporto

0:00
0:00
Advertising will end in 

x