Ministro francês da Transição Ecológica anuncia demissão

French Minister for the Ecological and Inclusive Transition Nicolas Hulot leaves the Elysee palace after the weekly cabinet meeting, on August 22, 2018 in Paris. / AFP / Bertrand GUAY

O ministro francês da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, anunciou hoje a demissão do cargo, uma decisão tomada sem ter sido comunicada ao Presidente, Emmanuel Macron, ou ao primeiro-ministro, Edouard Philippe.

« Eu tomo a decisão de deixar o Governo », disse durante uma entrevista à rádio France Inter, após confidenciar que se sentia « sozinho » e « desiludido » no executivo face à gestão dos dossiês ambientais.

« Vou tomar a decisão mais difícil da minha vida, não quero mais mentir para mim mesmo, não quero dar a ilusão de que a minha presença no Governo significa que estamos à altura do desafio », acrescentou.

Nicolas Hulot, que tomou sua decisão na noite de segunda-feira, não avisou nem o Presidente, Emmanuel Macron, nem o primeiro-ministro, Philippe Édouard.

« Eu sei que não é muito formal », admitiu, explicando que receava que o tentassem dissuadir de renunciar ao cargo, « mais uma vez ».

O porta-voz do Governo, Benjamin Griveaux, lamentou a saída do ministro e elogiou o trabalho realizado por Nicolas Hulot, mas sublinhou a falta de cortesia para com o Presidente Emmanuel Macron.

Alfa/Lusa

Article précédentPropostas para emigrantes voltarem são bem vindas, “venham de onde vierem” – PR
Article suivantNicolas Hulot humilha Emmanuel Macron