MNE diz que emigrantes podem vir a Portugal no verão
O Ministério dos Negócios Estrangeiros considera infundadas notícias recentes relacionadas com proibições ou limitações à vinda de emigrantes no verão, em particular para quem reside na Europa.
O objetivo do governo é que os emigrantes possam vir a Portugal no verão para reencontrar as suas famílias e, como sempre têm feito, para apoiar na recuperação da economia.
No caso particular dos portugueses emigrados em países europeus, importa recordar que o espaço aéreo dentro da Europa permanece aberto, sendo expectável o gradual reforço das ligações aéreas no continente.
Em simultâneo, o Governo está a trabalhar para assegurar que, em qualquer cenário de evolução da situação na fronteira terrestre, venha a ser possível aos portugueses residentes no estrangeiro e com outra residência ou familiares em Portugal deslocarem-se ao nosso país no período de férias de verão.
Esta informação é divulgada por uma nota da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, dirigida por Berta Nunes.
A secretária de Estado diz mesmo, numa declaração à Antena1, que haverá uma espécie de « via verde » para os portugueses poderem circular durante o verão em Espanha e nas fronteiras terrestres.