O futebolista croata Luka Modric venceu hoje a Bola de Ouro de 2018, sucedendo ao português Cristiano Ronaldo, que tinha vencido as duas últimas edições, anunciou hoje a revista France Football.
Depois de dez edições – entre 2010 e 2015, o prémio era atribuído em conjunto pela France Football e pela FIFA – em que Ronaldo e o argentino Lionel Messi dividiram os galardões, Modric interrompeu o monopólio dos dois.
Vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, tal como Ronaldo, que, entretanto, se mudou para a Juventus, e vice-campeão mundial, Modric já tinha vencido a votação para o prémio The Best, entregue pela FIFA, e o de melhor jogador da UEFA.
Cristiano Ronaldo terminou na segunda posição, seguido do francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid).
O francês Kylian Mbappé venceu o primeiro Prémio Kopa, que premeia o melhor jogador sub-21 e que foi eleito por 33 antigos vencedores da Bola de Ouro.
O jovem jogador, que, em 20 de dezembro, cumpre 20 anos, venceu a liga francesa ao serviço do Paris Saint-Germain e foi peça importante na conquista do Mundial2018 pela França.
O pódio do Prémio Kopa ficou completo com o norte-americano Christian Pulisic (Borussia Dortmund) e com o holandês Justin Kluivert (Roma).
Também pela primeira vez foi entregue a Bola de Ouro feminina, ganha pela norueguesa Ada Hegerberg, que, ao serviço do Lyon, venceu a Liga dos Campeões, na qual foi a melhor marcadora.
Hegerberg levou a melhor sobre a dinamarquesa Pernille Harder (Wolfsburgo) e sobre a alemã Dzsenifer Maroszan (Lyon), com a brasileira Marta (Orlando), que recebeu o prémio de melhor jogadora da FIFA, a ser quarta.
Alfa/Lusa.