
Ao transferir para Emmanuel Macron a responsabilidade de acolher a próxima edição da Conferência da ONU sobre os Oceanos, Luís Montenegro destacou as excelentes relações entre Portugal e França, fortalecidas pelo forte vínculo das comunidades portuguesas em território francês. O primeiro-ministro português sublinhou ainda a preferência de muitos franceses por Portugal como destino turístico.
Durante a cerimónia oficial de passagem de testemunho, realizada no Centro Cultural de Belém – após uma mudança de última hora devido às condições meteorológicas –, Emmanuel Macron alertou para os desafios do atual contexto geopolítico, onde os valores do multilateralismo estão a ser postos à prova.
« O mundo está a fragmentar-se. Os nossos princípios, baseados no universalismo e na cooperação, estão a ser desafiados. Proteger os oceanos implica um esforço conjunto, pois trata-se de um bem comum do planeta e da humanidade », afirmou o presidente francês, na presença de Luís Montenegro.
A próxima edição da Conferência da ONU sobre os Oceanos terá lugar em Nice, entre 9 e 13 de junho de 2024, sucedendo à conferência anterior, realizada em Lisboa em 2022.
Rádio Alfa