A cerimómia decorreu às 11 horas locais, assinalando os cinco anos do Monumento. Estiveram presentes autoridades da localidade, do departamento e da região, bem como um respresentante da embaixada.
Entre os presentes destacaram-se o « maire » de Champigny-sur-Marne, Laurent JEANNE, e o histórico dirigente do departamento e senador, Christian FAVIER.
Bem como, claro, os dirigentes da associação Les Amis du Plateau, que estiveram na origem da extraordinária obra com a qual os portugueses prestam homenagem ao antigo « maire » comunista, Louis Talamoni, pela ajuda importante que deu aos portugueses nos tempos muito difíceis do « bidonville » (bairro da lata), onde muitos portugueses viveram nos anos 1960/70, precisamente no mesmo local.
A foto de abertura (de Fernando Lopes, DG da Rádio Alfa), regista o momento em que discursa Joaquim Barros, presidente da associação Les Amis du Plateau.
Hoje ficou decidido que todos os anos, em todos os aniversários, se realizará um encontro no local para assinalar e consolidar « a amizade franco-portuguesa ».