Morreu José Manuel Concha (1939-2022), vitima de uma infeção respiratória, segundo informou o seu filho, Marco Concha. Nas redes sociais são muitas as mensagens de tristeza e pesar pelo desaparecimento deste ídolo musical da juventude dos anos 60.
Aos 83 anos e depois de alguns anos já afastado dos palcos por motivos de saúde, José Manuel Concha deixa o mundo da música mais pobre.
Em 1960 os Conchas venceram a primeira edição do concurso “Caloiros da Canção” da Rádio Renascença na categoria de grupos. Daniel Bacelar foi o vencedor na categoria de artista a solo.
Em setembro de 1960 é editado um EP conjunto, “Caloiros da Canção 1”, com versões dos Conchas para “Oh Carol” e “Quero o Teu Amor” (“Should We Tell Him” dos Everly Brothers). Os outros dois temas eram “Fui Louco Por Ti” e “Nunca”de Daniel Bacelar.
Ainda em 1960 editaram novo EP, “Novos ídolos da Canção”, com os temas “Adão e Eva” (versão de Paul Anka), “Serás Tu Para Mim” (“Let it be me”), “Sonhos” (“Dreamin’”) e “O Fantoche do Amor” (“Cathy’s Clown”).
O EP “Green Fields” (1961) inclui os temas “Greenfields” (Verde Campina), “Oh!Jenny”, “Poesia Em Movimento” e “Don Juan”. Nesse ano é editado o EP “Em Férias” com os temas “Venham As Ferias”, “Férias”, “Romance Férias” e “A Hora Do Adeus”.
Em 1962 editaram os EPs “Tentação” e “Somos Jovens”. O EP “Lição de Twist” inclui os temas “O Twist Peppermint”, “Let’s Twist Again”, “Multiplicações” e “Lição de Twist”.
Como José Manuel Concha & o conjunto Os Conchas é editado um EP com os temas “Sebastião Come Tudo”, “Uma Guitarra E Um Copo De Vinho”, “Suzana” e “Novo Fado Da Severa”.
José Manuel Concha, residente no concelho de Sintra, na Freguesia de Rio de Mouro, era presença assídua no programa da manhã, da então, Rádio OCIDENTE, com quem partilhou muitas histórias.