O antigo vocalista da banda Talk Talk, Mark Hollis, morreu segunda-feira, aos 64 anos.
A confirmação da morte foi feita por Anthony Costello, primo do músico, que na segunda-feira, publicou uma mensagem dando conta da morte. « Descansa em paz Mark Hollis. Um extraordinário marido e pai », pode ler-se no tweet.
RIP Mark Hollis. Cousin-in-law. Wonderful husband and father. Fascinating and principled man. Retired from the music business 20 years ago but an indefinable musical icon.
Talk Talk – It's My Life (Live at Montreux 1986) https://t.co/eGRfLWHt6r— Anthony Costello (@globalhlthtwit) February 25, 2019
Por seu lado, Mark Webb, antigo baixista da banda, utilizou o Instagram para comunicar a morte de Mark. « Musicalmente era um génio e foi uma honra ter podido estar numa banda com ele », escreveu.
Nascido em Tottenham, Londres, estudou para ser psicólogo, mas perdeu o interesse no curso. O seu irmão mais velho, o DJ, prodyutor e manager Ed Hollis, lançou-o na indústria musical. Mark começou por formar a banda Reaction, que foi dissolvida assim que conheceu o baterista Lee Harris e o baixista Paul Webb. Começaram assim os Talk Talk, em 1981.
O primeiro álbum, « The party’s over » chegou um ano depois Em 1984, chegou « It’s my life » e o maior sucesso internacional da banda. Depois disso, os Talk Talk enveredaram por um caminho mais experimental. O disco « Spirit of Edencomprised » misturava elementos de jazz, clássica e rock. Decidiram não fazer a digressão de apoio ao disco e, na sequência do falhanço comercial, a editora EMI processou a banda. O último LP, em 1991, foi « Laughing Stock ». A banda separou-se depois.
Desde o disco a solo, Hollis retirou-se quase por completo da vida pública. « Escolho a minha família. Talvez haja outros que sejam capazes de fazer isso, mas eu não consigo ao mesmo tempo fazer uma digressão e ser um bom pai ».
Hollis morreu de doença súbita, não especificada.
Alfa/JN.