Morreu Nuno Judíce, grande poeta e amigo da Rádio Alfa, que apoiou sem cessar como conselheiro cultural da Embaixada

Morreu, aos 74 anos de idade, o ensaísta, ficcionista e professor universitário Nuno Júdice. Foi um grande amigo da Rádio Alfa e um dos principais autores numa época de transição de poesia portuguesa, da década de 1960, dos anos 80 e seguintes. Estreou-se em 1972 com o livro de poesia « A Noção de Poema ».
Natural da Mexilhoeira Grande, em Portimão, no distrito de Faro, foi professor associado da Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou funções como conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris (1997-2004) e diretor do Instituto Camões na capital francesa.
Nessa altura apoiou com grande empenho a Rádio Alfa com a qual colaborou regularmente designadamente através da sua participação praticamente semanal em algumas emissões culturais. Esse apoio honrou-nos muito e Nuno Júdice contribuiu decisivamente para a afirmação da nossa rádio como emissora cultural importante.
Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, em 2013, o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus. Recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por « Meditação sobre Ruínas », finalista do Prémio Europeu de Literatura.
(via RTP Notícias / SIC Notícias / Lusa / Foto RTP Memórias)
Article précédentSporting goleia Boavista e segura liderança isolada da I Liga
Article suivantCORAÇÃO FADISTA – FLAVIANO RAMOS