Morreu Pelé, o « Rei » do futebol. Tinha 82 anos

 O antigo futebolista brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu hoje, aos 82 anos, informou o seu agente, Joe Fraga.

A lenda do futebol brasileiro e mundial, único jogador tricampeão do Mundo, ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

Com Agência Lusa.

 

E mundo chora a morte de Pelé, O rei morreu aos 82 anos vitima de doença prolongada…

Homenagens e referências ao melhor jogador de todos os tempos para muitos… nas redes sociais, todos os jogadores da actualidade, Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi, Mbappe e Haland ‘postaram’  mensagens emotivas enaltecendo aquilo que pelé deu ao mundo do futebol…

Também os clubes um pouco por todo o lado emitiram notas de pesar, assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Santos, clube no qual Pelé jogou praticamente toda a carreira, decretaram um luto oficial de sete dias..

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Pelé se encontrava internado há um mês, confirmou o falecimento do astro brasileiro na sequência da «falência de múltiplos órgãos». resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia», pode ler-se no comunicado.

Lula da Silva O presidente eleito do Brasil afirma que «poucos brasileiros conseguiram levar o nome do país tão longe».

O futuro presidente brasileiro (após tomar posse, este domingo) lembra que teve a oportunidade de ver Pelé dentro de campo: «Eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar ‘show’.

Nascido a 23 de outubro de 1940 em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento ficou conhecido em todo o mundo como Pelé. Mudou-se muito jovem para São Paulo e já nessa altura mostrava vontade em ser jogador de futebol.

Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo vestido as camisolas de Santos e New York Cosmos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

A sua mensagem em vida transformaram-se em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre », disseram os perfis nas redes sociais, em português e inglês.

 

td-main-content-wrap
Article précédentNova crise no Governo em Portugal. Ministro Pedro Nuno Santos demitiu-se
Article suivantSporting vence Paços de Ferreira e ‘cola-se’ ao Sporting de Braga