Silvio Berlusconi morreu hoje no hospital San Raffaele, em Milão. O líder do partido de centro-direita Força Itália e fundador da Mediaset tinha 86 anos.
O antigo primeiro-ministro italiano tinha estado 44 dias internado no hospital San Raffaele em Milão com uma pneumonia agravada pela leucemia crónica de que sofria há alguns anos.
O magnata de 86 anos voltou a ser internado na passada sexta-feira 9 de junho. Os médicos informaram que o empresário tinha uma infeção pulmonar causada por uma leucemia mieloide crónica, uma forma de cancro do sangue que pode ocorrer principalmente em pessoas com mais de 60 anos.
Berlusconi exerceu o cargo de primeiro-ministro em três ocasiões, foi hospitalizado várias vezes ao longo dos anos, tendo numa delas sido implantado um estimulador cardíaco. Esteve também internado por causa da covid-19 e, em janeiro de 2022, para tratar uma infeção urinária.
Durante o tempo em que permaneceu no hospital, teve junto a si a companheira e deputada Marta Fascina. No hospital, recebeu a visita dos cinco filhos, amigos e aliados políticos, bem como a actual primeira-ministra, Giorgia Meloni.