Morte de Maria de Lourdes Modesto, diva da cozinha portuguesa. Mundo da gastronomia de luto

Morreu ontem aos 92 anos Maria de Lourdes Modesto, referência da cozinha portuguesa. 

twitter sharing buttonemail sharing buttonAlfa/Lusa/outros
linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonMaria de Lourdes Modesto, a mulher que celebrizou a cozinha tradicional portuguesa na televisão e em livros, morreu ontem em Lisboa, aos 92 anos.

Maria de Lourdes Modesto, nascida em Beja em 1930. estava hospitalizada há vários dias.

A sua primeira aparição na televisão aconteceu em 1958 na RTP. Foi precisamente na estação pública que ficou conhecida. tendo apresentado durante doze anos um dos programas culinários que teve mais sucesso no país, sendo considerada uma pioneira do formato « live cooking » (« cozinhar em direto ») em Portugal.

Ao longo da carreira escreveu também vários livros de culinária, destacando-se a « Grande Enciclopédia da Cozinha », « Cozinha Tradicional Portuguesa » e « Receitas Escolhidas ». « O seu contributo para a defesa da identidade cultural do país continua a merecer reconhecimento e elogio unânime por parte dos profissionais e especialistas na área da gastronomia e da cultura, e de todos os portugueses em geral », escreve a RTP numa página de homenagem à apresentadora alentejana.

Devido ao papel que desempenhou na promoção da gastronomia portuguesa, foi galardoada em 2004 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, como Comendadora da Ordem do Mérito.

Na hora da sua morte, a sua importância na gastronomia foi lembrada por alguns dos principais profissionais portugueses do setor.

Na sua homenagem, a RTP escreve:

 

« Considerada a « Diva da Gastronomia Portuguesa », Maria de Lourdes Modesto é uma referência incontornável na história da gastronomia portuguesa e na história da própria RTP

Considerada a « Diva da Gastronomia Portuguesa », Maria de Lourdes Modesto é uma referência incontornável na história da gastronomia portuguesa e na história da própria RTP.
Apresentadora do programa culinário mais popular de sempre, que esteve 12 anos no ar, Maria de Lourdes ditou tendências, influenciou gerações e conquistou admiradores de todas as idades.

Este documentário constitui uma homenagem simbólica e o registo do seu notável percurso de vida. A carreira televisiva, a ascensão internacional, a recolha do receituário nacional que originou o seu livro mais famoso, a vasta obra publicada, o olhar curioso e o gosto apurado, o interesse permanente pelo conhecimento, pela ciência e pela cultura.
A jovem alentejana, estudante exemplar de Economia Doméstica e, mais tarde, professora no Liceu Francês, dificilmente imaginava que viria a ser considerada a terceira melhor gastrónoma a nível mundial, com honras de destaque no New York Times.
Autora da bíblia « Cozinha Tradicional Portuguesa », que constitui agora e sempre uma obra de referência do século XX, o seu contributo para a defesa da identidade cultural do país continua a merecer reconhecimento e elogio unânime por parte dos profissionais e especialistas na área da gastronomia e da cultura, e de todos os portugueses em geral ».

 

Article précédentTrês aldeias evacuadas em Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar devido a incêndio
Article suivantEuropa. « Fogos inextinguíveis » – ou seja vai arder toda a mata em diversas regiões. Missão: proteger aldeias, casas e pessoas