Mudam-se os tempos… mudam-se as numerações da TNT

A paisagem audiovisual francesa vai sofrer uma transformação significativa a partir de 6 de junho de 2025, com a nova numeração da TNT anunciada pela Arcom, o regulador de comunicação audiovisual.

Um dos destaques desta mudança é a saída do Canal+ do histórico canal 4, como forma de protesto pela decisão de não renovar as licenças da C8 e NRJ 12. Assim, a quarta posição será ocupada pela France 4, que atualmente se encontra na posição 14. Com esta mudança, os canais públicos da France Télévisions passam a dominar as posições de 2 a 5, consolidando um bloco de grande peso no panorama televisivo.

Outro impacto relevante é a substituição da C8 pelo canal LCP/Public Sénat, anteriormente na posição 13. Enquanto isso, a NRJ 12 cede o seu lugar à Gulli, que até agora ocupava o canal 18. A Gulli passa então para a posição 12.

Nesta reorganização, a BFMTV sobe do canal 15 para o 13, seguida da CNews no canal 14, LCI no 15 e Franceinfo no 16. Este alinhamento foi cuidadosamente planeado para facilitar o acesso aos canais de notícias em contínuo, apesar de ter gerado críticas de alguns setores privados.

Contrariando algumas previsões, o canal CStar não será afetado por estas mudanças e mantém-se na posição 17. Já os canais 18 e 19 serão ocupados por dois novos canais: um criado pelo grupo CMI Média e outro pelo grupo Ouest-France.

Image "Le Parisien" (14/01/2025), article "Et les bons numéros sont…"
Image « Le Parisien » (14/01/2025), article « Et les bons numéros sont… »

Até à data de implementação destas mudanças, o público terá de lidar com uma grelha provisória e irregular, marcada por lacunas nas posições 8, 12 e 19. Assim, será possível saltar diretamente de Arte para W9 ou de TFX para LCP/Public Sénat durante um tempo.

A nova numeração representa uma grande remodelação na TNT francesa, marcando o início de uma nova era no audiovisual. Resta agora observar como o público reagirá a estas mudanças e como os novos canais irão desempenhar os seus papéis na concorrida paisagem mediática de França.

Article précédentLivraria Lello faz esta semana 119 anos
Article suivantTribuna Desportiva – 13 Janeiro 2025