Mulheres e ‘rap’ vencem nos Grammy

As mulheres estiveram em destaque nos prémios norte-americanos de música Grammy ao vencerem no domingo, em Los Angeles, nas categorias de Melhor Álbum do Ano e de Melhor Jovem Artista, enquanto o ‘rap’ conquistou importantes troféus.

« Golden Hour », de Kacey Musgraves, venceu o Melhor Álbum do Ano e Dua Lipa ganhou o prémio de Melhor Jovem Artista.

Childish Gambino foi o grande vencedor da noite, recebendo quatro prémios, incluindo Melhor Videoclip e Melhor Desempenho Rap/Cantado com « This is America ».

Já Drake surpreendeu o mundo da música quando surgiu no palco para aceitar a distinção de Melhor Canção Rap.

Drake, que raramente assiste a este tipo de cerimónias, foi premiado pelo seu grande sucesso, « God’s Plan ».

O ‘rap’ vinha de um longo período de derrotas nos Grammy. A última vez que um rapper ganhou o Álbum do Ano foi em 2004, com « Outkast », e poucos tinham vencido a distinção de Melhor Jovem Artista.

Cardi B fez história como a primeira artista a solo a ganhar o Melhor Álbum de Rap (Lauryn Hill venceu como membro do grupo Fugees nos Grammy de 1997).

A cerimónia de domingo em Los Angeles começou com um grupo de mulheres, que incluía Michelle Obama e Lady Gaga, a descreverem o papel da música nas suas vidas.

A abertura contrastou com os Grammy do ano passado, onde os desempenhos masculinos dominaram as nomeações e a única mulher a competir pelo prémio principal, Lorde, não chegou a pisar o palco.

Contudo, este ano, Gaga, Brandi Carlile e Kacey Musgraves ganharam três distinções cada.

Carlile ganhou três prémios na categoria Americana. Gaga também venceu três, incluindo o Melhor Desempenho Pop para Duo ou Grupo, uma vitória que dividiu com Bradley Cooper.

Gaga, agora nove vezes vencedora de um Grammy, ganhou o prémio de melhor performance a solo com « Joanne », enquanto o sucesso « Shallow », de « Assim Nasce Uma Estrela », também foi distinguida, estando nomeada para um Óscar, já depois de arrecadar um Globo de Ouro.

Na música ‘country’, Musgraves ganhou o melhor álbum, com « Golden Hour », melhor desempenho a solo, com « Butterflies », e melhor música, com « Space Cowboy ».

Diana Ross foi aplaudida de pé quando surgiu no palco para tocar « Reach Out and Touch (Somebody’s Hand) » and « The Best Years of My Life ».

Ariana Grande venceu o seu primeiro Grammy, com « Sweetener », na categoria de Melhor Álbum Pop.

Alfa/Lusa

Article précédentSÍNTESE. Benfica, Braga e Sporting aproveitaram deslize do FC Porto
Article suivantFilme « Roma » grande vencedor dos prémios Bafta de 2019