Já conhecido o panorama dos play-offs da qualificação europeia para o Mundial-2022. Fase em que Portugal, recorde-se, vai participar devido à derrota com a Sérvia (1-2) que atirou a equipa de Fernando Santos para o segundo lugar.
Ao invés do formato habitual, a UEFA alterou os moldes em que o play-off se vai disputar, que se explica da seguinte forma:
– As 12 equipas (10 segundos classificados de cada grupo e dois melhores vencedores dos grupos da Liga das Nações que não conseguiram a qualificação) vão ser sorteadas em três grupos de quatro.
– Cada grupo vai disputar-se num formato de torneio com jogos a uma mão: meias-finais e uma final, cujo vencedor vai ser apurado para o Mundial-2022.
– As meias-finais (24 e 25 de março) vão-se disputar em casa da equipa cabeça-de-série (Portugal joga em território nacional), sendo que o local da final (28/29 de março) é sorteado entre as nações que a vão disputar.
O sorteio vai realizar-se no dia 26 de novembro, sendo que para as meias-finais estão definidos seis cabeças-de-série que não se vão poder defrontar. Desta forma, Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Checa vão ser os possíveis adversários de Portugal.
Para além de Portugal, serão cabeças de série a Escócia, Itália, Rússia, Suécia, Gales.
Com Jornal a Bola