Segundo uma nota que nos foi enviada esta tarde via mail, « pela primeira vez o Louvre comprou uma pintura portuguesa. Trata-se de um quadro a representar uma « Ressurreição de Cristo », atribuída a Garcia Fernandes e Cristóvão de Figueiredo (Séc XVI – Primitivo Portuguès). »
« O vendedor, o galerista francês e português Philippe Mendes, considera que é finalmente o reconhecimento da Pintura Portuguesa como escola, com o mesmo estatuto da, por exemplo, a Escola Espanhola, Italiana ou Francesa », refere a nota.
Philippe Mendes ofereceu em 2016 um quadro de Josefa D’Óbidos ao Louvre, com o intuito de fazer nascer uma sala de pintura portuguesa naquele grande museu de Paris. « A ambição fica agora um pouco mais perto » – confessa, citado no mail que recebemos.
Segundo o jornal Expresso, há no entanto dúvidas sobre a autoria do quadro, que segundo o mesmo jornal teria sido colocado à venda pelo galerista por 280 mil euros.
De acordo com o mesmo jornal, esta obra, « Ressurreição de Cristo » (c.1540), da Oficina Real de Lisboa. « constitui um testemunho de primeira qualidade da arte renascentista portuguesa », segundo o Museu do Louvre.