Com balanço crioulo, ‘Andorinhas’ é o primeiro single do álbum em que Ana Moura vai mudar tudo: da sonoridade aos colaboradores, passando pelas estruturas que a representam. O vídeo, filmado em Olhão, com um novo visual.
Em comunicado, pode ler-se que ‘Andorinhas’ é « um símbolo: de liberdade e de emancipação, de criatividade em estado puro, uma recusa das amarras do sucesso, uma declaração de uma vontade de futuro. »
Lembrando que « o fado de Ana Moura foi sempre diferente: tinha cor, onde antes o negro imperava, pedia balanço festivo, onde antes uma solenidade quase fúnebre mandava, admitia outro tipo de ideias e de palavras, traduzindo uma identidade diferente, mestiça, crioula, que sempre existiu no seu âmago », o texto de apresentação refere-se a ‘Andorinhas’ como « uma nova alma que assim se liberta ».
Filmado nas açoteias de um bairro em Olhão, no Algarve, o vídeo revela também a nova imagem de Ana Moura, que aqui enverga uma túnica negra inspirada no biôco, traje típico que se usou no Algarve até ao final do século XIX, altura em que foi proibido por decreto.
Veja aqui o vídeo de ‘Andorinhas’, realizado por André Caniços:
Com Blitz.pt