
A NASA anunciou nesta segunda-feira que o asteroide 2024 YR4 não constituirá uma « ameaça significativa » para a Terra em 2032 ou nos anos seguintes, após os cálculos mais recentes terem reduzido a probabilidade de impacto para apenas 0,004%.
« A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 desceu para 0,004%. Espera-se que passe em segurança pela Terra em 2032 », informou a agência espacial norte-americana na sua conta na plataforma X.
Em comunicado, a NASA explicou que as observações mais recentes permitiram que os especialistas do seu Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) gerassem modelos mais precisos sobre a trajetória do asteroide, confirmando que este não tem « potencial significativo » de colidir com a Terra no próximo século.
« As últimas observações reduziram ainda mais a incerteza sobre a sua trajetória futura, e a área de possíveis locais onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra », afirmou a nota.
A Agência Espacial Europeia (ESA) também reduziu a probabilidade de impacto para 0,002%.
No entanto, a agência manteve a probabilidade de impacto na Lua em 1,7% para esse dia específico de 2032, o que continua a ser considerado « muito baixo ».
A NASA adiantou que continuará a monitorizar o asteroide, nomeadamente para obter dados sobre o seu tamanho para fins científicos.