Na aldeia de Valasska Polanka, mascarados vão de porta em porta à procura das crianças mal comportadas. A tradição pretende honrar São Nicolau e é um dos eventos que antecede a quadra natalícia nesta aldeia.
“Diabos” mascarados passeiam pela aldeia de Valasska Polanka, visitando todas as casas à procura das crianças que não se portaram bem durante o ano. A tradição pode parecer sinistra e assustadora, mas é, na verdade, uma homenagem a São Nicolau, figura que inspirou o Pai Natal moderno.
A par das figuras assustadoras, um figurante veste-se de São Nicolau e « salva » as crianças dos « diabos », distribuindo doces.
Perseguidos na neve por quatro dezenas de figurantes com máscaras feitas de pele de ovelha, os jovens da aldeia divertem-se. “A tradição é linda, nós gostamos. Fugimos destes ‘diabos’, eles perseguem-nos, é porreiro”, diz à Reuters Vaclav Kozubik, adolescente da aldeia de Valasska Polanka, localizada a 330 quilómetros de Praga, capital da República Checa.
Um dos participantes, que usa uma máscara com 40 anos que chegou a pertencer ao pai, critica a nova geração por fugir ao traje tradicional e usar disfarces de Krampus, figura mitológica com cornos e que acompanha São Nicolau no Natal.
“Os [rapazes] mais jovens são influenciados pelo Krampus e estão a tentar implementar os cornos, mas nós [os mais velhos] não gostamos muito. Queremos que a nossa tradição Polanka continue”, disse à Reuters um mascarado que se identificou como Cerny Cert — Diabo Sombrio, em português.