Naufrágio ao largo da Figueira da Foz provoca quatro mortos

Quatro pessoas morreram hoje na sequência de um naufrágio ao largo da Figueira da Foz, na praia do Hospital, informou fonte do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

De acordo com a fonte do hospital, o quinto tripulante da embarcação está em vigilância, com problemas de insuficiência respiratória.

Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), os quatro tripulantes seguiam numa embarcação marítimo-turística, que transportava cinco pessoas. O alerta foi dado cerca das 07:00 (horas em Portugal), através de uma das vítimas que conseguiu chegar a terra.

A AMN explica que, na sequência do alerta e após as buscas levadas a cabo por elementos da Estação Salva-vidas e do Comando Local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, bem como uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, elementos dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e do INEM, as outras quatro pessoas que estavam desaparecidas foram “localizadas na zona da rebentação da praia do Hospital”.

No areal foram “iniciadas as manobras de reanimação por parte do INEM”, sendo depois as vítimas “transportadas em estado crítico para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e pelo INEM”.

As causas do acidente na praia do Hospital, situada a sul da barra da Figueira da Foz, estão « ainda por apurar », informa a AMN.

As condições de navegabilidade à hora do acidente eram difíceis, sublinha a mesma fonte, devido ao muito nevoeiro e ao mar agitado que se fazia sentir.

Sobrevivente de naufrágio na Figueira da Foz transferido para hospital de Coimbra

O único sobrevivente do naufrágio que hoje provocou quatro mortos na Figueira da Foz foi transferido para o Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) devido a um “ligeiro agravamento” do seu estado de saúde, disse fonte hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) afirmou que o quinto tripulante da embarcação marítimo-turística de pesca lúdica – que tinha dado entrada na unidade de saúde com um quadro de insuficiência respiratória – foi transferido de ambulância para os HUC, cerca das 12:30, com acompanhamento médico.

Coincidentemente, segundo a fonte do HDFF, o Hospital da Universidade de Coimbra é também o da área de residência do ferido.

Segundo as mesmas fontes, a embarcação está registada na cidade litoral do distrito de Coimbra como marítimo turística e dois dos tripulantes, o proprietário e outra pessoa que o acompanhava, residem na zona do município de Condeixa-a-Nova.

Acrescentaram que o naufrágio aconteceu após a lancha ter saído da barra da Figueira da Foz – que se encontrava aberta a toda a navegação – e virado a sul, numa altura em que existia “nevoeiro e alguma ondulação”.

Com Agência Lusa.

Article précédentMundial2022: Santos convicto que Portugal vai apurar-se e pede equilíbrio face à Sérvia
Article suivantSeleção de râguebi perde com Japão, mas fica muito perto de fazer história