Nem tudo são más notícias: 18 razões para acreditar num futuro melhor em 2026

Encontrámos 18 boas notícias de 2025 que dão motivos para otimismo quanto ao futuro! Entre os avanços na investigação contra o cancro, a forte expansão das energias renováveis e os sucessos na proteção da natureza, há boas razões para encarar 2026 com um sorriso.

Então, a atualidade só traz más notícias? Hoje, a redação da Rádio Alfa (com colaboração da France Info) mostra que nem tudo está perdido para o planeta e para a humanidade. Embora o colapso da biodiversidade tenha continuado a um ritmo alarmante e as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas, tenham voltado a aumentar em 2025, reunimos neste artigo 18 informações positivas e cheias de esperança para 2026.

1. A investigação contra o cancro do pâncreas avançou.
É um dos cancros mais mortais. Em 2025, várias equipas científicas publicaram resultados encorajadores. Nos Estados Unidos, uma vacina personalizada à base de ARN mensageiro apresentou resultados inéditos em termos de remissão, segundo a revista Nature. Em França, um ensaio clínico sobre um medicamento que atua contra o gene KRAS — presente na maioria dos doentes — bem como uma vacina terapêutica, também suscitaram otimismo entre os investigadores.

2. Foi criada uma molécula capaz de impedir as metástases.
Pela primeira vez, uma equipa do Instituto Curie conseguiu criar uma molécula capaz de eliminar células cancerígenas resistentes aos tratamentos atuais. Os resultados, publicados na revista Nature, são considerados muito promissores!

3. Foi descoberta uma nova cor.
Batizada de “Olo”, esta cor inédita foi observada graças a uma estimulação extremamente precisa da retina, realizada por investigadores da Universidade de Berkeley. Trata-se de um tom extremamente saturado entre o verde e o azul.

4. Descoberto um tratamento contra a doença de Huntington.
Investigadores britânicos conseguiram, pela primeira vez, travar a progressão desta doença neurodegenerativa hereditária. O tratamento experimental AMT-130, baseado em terapia genética, apresentou resultados muito promissores.

5. França proibiu certos produtos que contêm PFAS.
Em fevereiro, a França tornou-se o primeiro país da União Europeia a adotar uma lei para proteger a população dos PFAS, os chamados “poluentes eternos”. A partir de 1 de janeiro de 2026, a fabricação, importação e comercialização de cosméticos que contenham estas substâncias será proibida.

6. Insetos e aves começaram a regressar aos campos agrícolas.
Desde a proibição dos inseticidas neonicotinóides em 2018, as populações de aves insetívoras aumentaram entre 2% e 3% em França, um sinal ainda modesto, mas encorajador. E para conhecer o mundo fascinante das aves, ouça a nossa rúbrica, « À tire-d’aile » : em https://radioalfa.net/articles/a-tire-daile/ ou https://www.lpo.fr/lpo-locales/lpo-ile-de-france/actu-ile-de-france/actu-2025-ile-de-france/a-tire-d-aile-votre-rendez-vous-ornitho-radio.

7. O mercado dos produtos biológicos voltou a crescer.
No primeiro semestre de 2025, as vendas de produtos biológicos em França aumentaram 4,1%, impulsionadas pela grande distribuição, pelas lojas especializadas e pela venda direta.

8. A tartaruga-verde já não é considerada uma espécie em perigo.
A União Internacional para a Conservação da Natureza anunciou que a tartaruga-verde passou da categoria “em perigo” para “pouco preocupante”.

9. Um botânico encontrou a flor mais rara do mundo.
Após 13 anos de pesquisa em Sumatra, foi finalmente descoberta a raríssima Rafflesia hasselti, uma flor gigante e de cores impressionantes. E isso é muito bom!

10. Centenas de novas espécies animais foram descobertas…
Investigadores identificaram inúmeras espécies novas, desde escorpiões e insetos a animais marinhos e anfíbios, em várias regiões do mundo.

11. …e espécies dadas como extintas voltaram a ser avistadas.
Na África do Sul, uma espécie de osga não observada há mais de 30 anos foi redescoberta numa zona de difícil acesso.

12. Uma misteriosa espécie marinha foi filmada.
Pela primeira vez, um exemplar vivo de lula colossal foi filmado a cerca de 600 metros de profundidade no Atlântico Sul.

13. Há menos lixo plástico nas praias europeias.
Desde 2015, a quantidade de resíduos recolhidos nas praias europeias diminuiu quase 30%, com uma queda de 40% nos plásticos descartáveis!

14. Foi criado um fundo para combater a desflorestação.
O Brasil lançou um fundo internacional destinado a tornar a preservação das florestas mais rentável do que a sua destruição.

15. O buraco na camada de ozono nunca foi tão pequeno.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, a camada de ozono continua a recuperar e o buraco sobre a Antártida poderá desaparecer nas próximas décadas.

16. As energias renováveis ultrapassaram o carvão na produção de eletricidade.
No primeiro semestre de 2025, a produção mundial de eletricidade a partir de fontes renováveis superou a do carvão.

17. O Reino Unido renunciou à exploração de novos campos de petróleo e gás.
O país tornou-se a maior economia a proibir novas explorações de combustíveis fósseis.

18. A NASA está mais perto de provar a existência de vida em Marte.
A análise de amostras recolhidas pelo rover Perseverance revelou indícios sérios de vida antiga no planeta vermelho.

Rádio Alfa com France Info

Article précédentPortugal soma cinco distinções nos Globe Soccer Awards, com Vitinha em evidência
Article suivantSÓ FADO – 26 DE DEZEMBRO 2025