Neve. Pelo menos cinco pessoas morreram. Duas na região de Paris

Neve - França (Foto Ilustração Manuel Alexandre).

No dia seguinte a este episódio de neve, 38 departamentos estão sob vigilância laranja por neve e gelo durante a jornada de quarta-feira.

 

Três mortos em dois acidentes na estrada ligados ao gelo nas Landes

Três pessoas perderam a vida esta terça-feira de manhã em dois acidentes rodoviários ligados ao gelo, ocorridos no departamento das Landes. O Prefeito do departamento aconselhou a população a evitar conduzir até quarta-feira.

O primeiro acidente envolveu um choque em cadeia com cerca de cinquenta veículos na autoestrada, enquanto o segundo ocorreu numa estrada secundária. Estes sinistros acontecem no contexto de um intenso episódio de frio, que levou o Météo-France a colocar 38 departamentos em aviso laranja devido a neve e gelo, tornando as Landes, por enquanto, o departamento mais afetado.

Segundo Gilles Clavreul, Prefeito das Landes, “num espaço de uma hora e meia, registámos cerca de quarenta acidentes, a maioria apenas com danos materiais, mas também dois acidentes mortais. As estradas estão literalmente cobertas de camiões atravessados e veículos que caíram para o lado da via.”

Um choque em cadeia na autoestrada
Tudo começou por volta das 7h00, quando um camião embateu no separador-central da autoestrada A63, na direção de Bayonne. Quase em simultâneo, um camião que transportava materiais inflamáveis tombou na mesma via.

Estes acidentes provocaram congestionamentos, que levaram à colisão entre dois autocarros cerca das 7h10, junto a Saint-Geours-de-Maremne, no sul do departamento, um dos autocarros é português e fazia ligação entre Paris e Madrid.

Duas mortes e quatro feridos
Dois passageiros dos autocarros perderam a vida nesta colisão, enquanto quatro outros foram hospitalizados: dois em estado grave e dois em estado menos grave, de acordo com a prefeitura.

No total, cerca de cinquenta pessoas estiveram envolvidas neste choque em cadeia. À hora de almoço, cerca de uma centena de automobilistas permaneciam retidos nas proximidades do local do acidente.


As condições de circulação são particularmente difíceis desde segunda-feira, 5 de janeiro, nas estradas afetadas pela neve e pelo gelo.

Limitar as deslocações “até amanhã à noite”.
O ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, apelou esta terça-feira, 6 de janeiro, aos franceses afetados pela neve e pelo gelo para saírem o menos possível, devido aos riscos nas estradas.

Duas mortes na região de Île-de-France:

Na região de Île-de-France, duas pessoas morreram nas estradas desde a noite de segunda-feira. Um acidente relacionado com a neve e o gelo provocou uma morte na segunda-feira, em Presles-en-Brie, no departamento de Seine-et-Marne, indicou a ‘gendarmerie’ à BFMTV.

Por volta das 18 horas, um camião pesado derrapou na via, invadiu a faixa contrária e colidiu com uma carrinha. O condutor da carrinha tentou evitar o embate, mas também derrapou. Acabou por morrer na sequência do acidente.

Mais tarde, pouco antes da meia-noite de segunda-feira, um motorista de VTC, que transportava um cliente, embateu num passeio devido à neve, em Le Perreux-sur-Marne (Val-de-Marne).

O veículo caiu no rio Marne. O condutor morreu na sequência de uma paragem cardiorrespiratória e o passageiro foi hospitalizado, segundo fontes concordantes citadas pela BFMTV.

Com BFMTV.

Article précédentQueda de neve e formação de gelo provocaram recorde histórico de engarrafamentos na região da Île-de-France
Article suivantAutocarro português envolvido num choque em cadeia que faz 3 mortos