
Vários departamentos de França acordaram esta quinta-feira, 20 de novembro, sob neve e com risco elevado de chuva gelada.
Segundo a Météo France, 53 départements estão esta manhã em vigilance ‘jaune neige-verglas’.
As zonas mais afetadas incluem o Haut-Rhin, o Jura, o Doubs, mas também partes dos Vosges, Finistère, Normandie, Centre-Val de Loire, Grand Est, e áreas de altitude nos Pyrénées.
No Haut-Rhin, na zona do Markstein, registaram-se 21 cm de neve. No Jura e nos Vosges, 10 cm a partir dos 1.000 m de altitude, e 7 cm no Doubs, a partir dos 800 m. Em planície, sobretudo entre a Bretagne, a Normandie, o Centre e o Grand-Est, registaram-se 1 a 2 cm.
Ao longo do dia, novas chutes de neige são esperadas, até mesmo em plaine, no Grand Est, Bourgogne–Franche-Comté, e no norte de Rhône-Alpes. Também são esperadas giboulées neigeuses nas hauteurs normandes, nos Monts d’Arrée (Finistère) e nos Pyrénées acima dos 800 m. As geladas serão quase generalizadas.
As préfectures, incluindo a do Jura, pedem prudência máxima.
E o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, avisou: o fim de semana “s’annonce assez compliqué”, com frio persistente e novas perturbações.
Fim de semana complicado
A Météo France prevê um fim de semana marcado por geadas fortes e possíveis novos episódios de neve, especialmente no est e centre do país. As temperaturas estarão 5 a 7 graus abaixo do normal, agravando os riscos de gelo nas estradas.
Já esta manhã houve perturbações em várias vias, nomeadamente na N5 (Jura), N57 (Doubs), N122 a leste de Aurillac, N164 na Bretagne, e troços da A11 e da A89.
Com Méteo France.