Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed

Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed

Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed

Alfa/Lusa/Expresso
O prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, promotor de um acordo de paz com a Eritreia, informou o Comité Nobel norueguês.

Este foi o 100º prémio atribuído pelo Comité Nobel de Oslo. Esforços por resolver conflito entre Etiópia e Eritreia foram motivo principal para a escolha.

Abiy Ahmed Ali, chefe do Governo etíope, é o laureado de 2019 com o Prémio Nobel da Paz. Ganhou-o, segundo o comité Nobel norueguês, « pelos seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, em particular pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito froteiriço com a vizinah Eritreia ».

O Nobel da Paz é concedido desde 1901 para distinguir “a pessoa que fez mais ou melhor trabalho em prol da fraternidade entre as nações, da abolição ou redução de exércitos permanentes e da realização e promoção de congressos de paz”, determinou o industrial Alfred Nobel no seu testamento.

O prémio já foi entregue por 99 vezes, consagrando 89 homens e 17 mulheres. Em 2014, a estudante paquistanesa Malala Yousafzai tornou-se o laureado mais jovem de sempre. Tinha 17 anos.

Article précédentAtaque aos curdos. Conselho Europeu vai debater sanções contra a Turquia – França
Article suivantÁudio – FILIPE SANTOS NO “NUNCA É TARDE”