“Nomadland — Sobreviver na América” vence quase tudo nos Óscares

Óscar de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz para « Nomadland – Sobreviver na América ». O filme de Chloé Zhao e com uma interpretação notável de Frances McDormand (Melhor Atriz), era o grande favorito nos Óscares deste ano. O Óscar do Melhor Ator foi para Anthony Hopkins, pelo seu papel em « O Pai ». 

 

 

A história de “Nomadland” é a odisseia de uma geração de sexagenários e septuagenários americanos que trabalharam como operários uma vida inteira e se descobriram numa situação social absolutamente insustentável a partir do crash económico de 2008 — e assim continuam até aos nossos dias.

« Nomadland – Sobreviver na América », protagonizado por Frances McDdormand, conta a história de uma mulher que viaja pela América como nómada, vivendo numa caravana, trabalhando em empregos temporários e sobrevivendo na estrada, na sequência de uma crise económica.

Embora o filme seja uma ficção, assenta em testemunhos reais de norte-americanos que vivem na estrada, sempre em trânsito, numa comunidade nómada mais envelhecida e nas margens da sociedade.

Chloé Zhao, sino-americana, foi a primeira mulher asiática nomeada para os Óscares e a segunda mulher a conquistá-lo, depois de Kathryn Bigelow, em 2020, por « Estado de Guerra ».

NOMADLAND — SOBREVIVER NA AMÉRICA
De Chloé Zhao
Com Frances McDormand, David Strathairn, Linda May (EUA/Alemanha)
Drama

Article précédentSporting vence Braga (0-1) e reforça liderança na I Liga
Article suivant25 de abril, 47 anos. Veja algumas fotos da manifestação em Lisboa