Nome de Isabel dos Santos riscado da lista do fórum de Davos

Empresa detida por Isabel dos Santos ia ser uma das patrocinadoras do Fórum Económico Mundial e a empresária angolana era um dos nomes confirmados na conferência.

 

 

O nome de Isabel dos Santos foi riscado da lista de participantes do Fórum Económico Mundial, que começa esta terça-feira, em Davos. O jornal The Guardian avança que a comunidade internacional começa a dar sinais de que está alinhar-se contra a empresária angolana, excluindo-a da participação na conferência de Davos.

De acordo com o jornal britânico, a organização do evento está ainda a reavaliar a participação da Unitel, empresa detida por Isabel dos Santos, que ia ser patrocinadora da conferência.

A animosidade contra a empresária angolana deve-se à recente investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (o qual integra vários órgãos de comunicação social, entre os quais o jornal português Expresso), que desvendou um esquema de Isabel dos Santos que, com o marido e intermediários, organizou uma rede de empresas-fantasma que canalizaram milhares de milhões de euros, incluindo dos cofres públicos angolanos.

Durante a investigação foram identificadas mais de 400 empresas (e respetivas subsidiárias) a que Isabel dos Santos esteve ligada nas últimas três décadas, incluindo 155 sociedades portuguesas e 99 angolanas. As informações recolhidas detalham, por exemplo, um esquema de ocultação montado por Isabel dos Santos na petrolífera estatal angolana Sonangol, que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para o Dubai.

O 50.º Fórum Económico Mundial decorre terça e quarta-feira, em Davos, na Suíça. São esperados no evento 50 chefes de Estado e de Governo e cerca de 2.800 participantes.

 

Alfa/TSF

Article précédentLuanda Leaks: Consultora PwC confirma corte com empresária Isabel dos Santos
Article suivantDois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% da população mundial