Notícia também fora de Portugal. Abramovich, multimilionário russo dono do Chelsea, já é português

(Foto de abertura : Negócios jng@negocios.pt)

Roman Abramovich naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade, como judeu sefardita. 

O russo Roman Abramovich, um dos homens mais ricos do mundo, já é português desde abril deste ano. O multimilionário naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita, segundo uma informação divulgada em Portugal há poucos dias.

A notícia tem destaque fora das fonteiras portuguesas. Por exemplo, em França, a rádio RMC – Sport, escreve no seu site, citando a Agência France Presse: « Après avoir obtenu la nationalité isréalienne, le proriétaire russe de Chelsea Roman Abramovich a été naturalisé cette semaine comme Portugais. Le milliardaire a pu le devenir grâce à une loi permettant aux descendants des Juifs expulsés du Portugal d’obtenir la nationalité ».

Na realidade a notícia foi confirmada esta semana, mas o milionário obteve a nacionalidade portuguesa em abril de 2021. 

« Nestes casos, basta ter mais de 18 anos, ser descendente de judeus sefarditas e pertencer a uma comunidade sefardita de origem portuguesa. Esta última tem que ser comprovada com um certificado passado por uma comunidade judaica em Portugal que, no caso de Abramovich, foi assinada pela comunidade judaica do Porto, da qual tem sido parceiro », revelou há dias o jornal Público.

Conhecido internacionalmente como o dono do clube de futebol britânico Chelsea, o empresário russo tem um património avaliado em mais de 12 mil milhões de euros, uma fortuna que começou a ser construída na indústria do petróleo, nos anos 90.

« Os judeus sefarditas não convertidos, lembra o jornal, foram expulsos de Portugal no final de 1496 pelo rei D. Manuel I, na sequência do seu casamento com a filha dos reis católicos de Espanha. O nome vem de Sefarad, a palavra em hebraico para nomear a península Ibérica. A página da Wikipédia dedicada ao empresário dono do Chelsea foi recentemente editada e aí consta informação relativa à « origem sefardita » dos apelidos dos avós paternos de Abramovich. A ligação deste à comunidade judaica portuguesa tem-se estreitado nos últimos tempos e o multimilionário tem aparecido com um dos benfeitores da mesma », escreveu o Jornal de Negócios, citando o Público.

Article précédentLegislativas/Portugal. Entrevistas com cabeças de listas na Europa do PS e do PSD. Tecidos “Taïs”, de Timor Leste, património da UNESCO. Passagem de Nível, domingo, 26
Article suivantSÓ FADO – 24 DE DEZEMBRO DE 2021