A presidente da Liga Francesa de Futebol (LFF), Nathalie Boy de la Tour, disse hoje que o futebol gaulês vai mobilizar-se para ajudar financeiramente na reconstrução da catedral de Notre-Dame, que ficou muito danificada na segunda-feira devido a um incêndio.
“O mundo do futebol francês vai mobilizar-se para poder ajudar financeiramente na reconstrução da catedral, que faz parte do nosso património”, afirmou Nathalie Boy.
A presidente da LFF referiu que “a ajuda vai ser coordenada com todos os agentes do futebol francês”.
O incêndio na catedral de Notre-Dame, um dos edifícios icónicos de Paris e da arte gótica, começou na segunda-feira à tarde e foi declarado extinto pelas autoridades francesas pouco antes das 10:00 de hoje.
No local, o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o pior tinha sido evitado e prometeu que a catedral do século XII será reconstruída.
A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU.
« Majestoso e sublime edifício », como escreveu em 1831 o escritor francês Victor Hugo no seu romance “Notre-Dame de Paris”, a catedral foi construída em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182.
Alfa/Lusa.