Nova Caledónia. França reforça segurança, tumultos violentos continuam (6 mortos), passagem da chama olímpica cancelada

Alfa

Devido à violência e a confrontos no território francês ultramarino, frequentemente com tiroteios, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou o cancelamento da passagem da tocha olímpica pelo arquipélago. E anunciou a continuação do envio de forças de elite para tentar controlar a situação na Nova Caledónia. 

Os confrontos violentos já provocaram seis mortos (dois deles agentes das forças da ordem), vários feridos e levaram à detenção de pelo menos 200 pessoas.

Estes tumultos, os mais graves registados na Nova Caledónia desde os anos 1980, foram desencadeados por uma reforma eleitoral promovida por Paris, que altera o recenseamento, retirando peso aos povos autóctones, o que indignou os independentistas. Estes temem perder força política com um novo projeto de lei adotado em Paris, que determina que residentes franceses que vivem no território há dez anos sejam autorizados a votar nas eleições locais.

A passagem da chama olímpica estava agendada para 11 de junho na Nova Caledónia e foi cancelada, oficialmente por ser prioritário o regresso à ordem no território ultramarino francês.

Numa mensagem publicada na rede X (antigo Twitter), o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, disse que o objetivo das forças de segurança é « recuperar o controlo total da estrada principal de 60 quilómetros entre [a capital] Numeá e o aeroporto », bem como « restabelecer a ordem republicana ».

Na noite deste sábado, foi anunciado o envio de mais 600 agentes de segurança. Dias antes tinham sido enviados para a ilha do Pacífico mil outros elementos das forças da ordem.

Na quinta-feira, primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, confirmou que mais de 1.700 gendarmes já se encontravam no território.

Desde há décadas que existe uma forte tensão no arquipélago entre os indígenas Kanaks, que pretendem a independência, e os descendentes dos colonizadores, que querem continuar a fazer parte de França.

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing buttonlinkedin sharing button
Article précédentEncerramento da Liga 23/24 com vitória do FC Porto em Braga
Article suivantMeteoro atravessou Portugal na noite de sábado