Novo Banco vendeu 5 mil imóveis a fundo anónimo e recebeu compensação do Estado pelas perdas

Publié le 28 juillet 2020

Novo Banco vendeu 5 mil imóveis a fundo anónimo e recebeu compensação do Estado pelas perdas

Novo Banco

TIAGO MIRANDA

O Novo Banco pediu que o Fundo de Resolução cobrisse parte das perdas que teve no negócio — cerca de 260 milhões de euros

Alfa/ com Expresso e outros. Notícia com base num artigo do jornal Público

A 10 de outubro de 2018, o Novo Banco anunciou a venda de um conjunto de 5.552 imóveis, compostos por 8.719 fracções, que batizou de Portfólio Viriato, a um fundo de investimento sediado nas ilhas Caimão cuja identidade dos proprietários é desconhecida. Este negócio gerou perdas que foram depois compensadas pelo Fundo de Resolução, conta o “Público” esta terça-feira.

As casas e terrenos foram vendidas muito abaixo do preço por que estavam avaliados. Para o Novo Banco, valiam 631 milhões de euros. Mas foram vendidas por 364 milhões. Nas palavras da deputada independente do PS, Helena Roseta, a 13 de março de 2019 no Parlamento: foram “uma pechincha”.

Segundo o “Público”, este foi o maior negócio imobiliário realizado em Portugal nos últimos anos, e o segundo maior da Península Ibérica.

O diferencial de preços, entre o seu valor estimado e o valor real da venda, foi colmatado por uma ajuda extra. O Fundo de Resolução, criado em 2012, que auxiliou a resolução do BES, compromete-se a injectar dinheiro sempre que as contas do Novo Banco fiquem ameaçadas.

O Novo Banco pediu que o Fundo de Resolução cobrisse parte das perdas que teve no negócio — cerca de 260 milhões de euros.

No que respeita a reações, esta notícia está a provocar escândalo em Portugal. Partidos e primeiro-ministro querem investigação à venda de ativos do Novo Banco. Rui Rio diz que é “o tempo do Ministério Público”. Bloco e PCP acompanham suspeitas sobre a legalidade destas operações, mas não esquecem responsabilidade do Governo na venda do Novo Banco.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App