Secretária de Estado da agricultura demitiu-se um dia depois de tomar posse. Mais um caso no Governo de Costa

Secretária de Estado da Agricultura apresentou a demissão

facebook sharing buttonAlfa/com Lusa  e outras fontesemail sharing button
linkedin sharing button
whatsapp sharing buttonA secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou hoje a sua demissão por entender não dispor de “condições políticas e pessoais” para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

“A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo”, avançou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

De acordo com a mesma nota, a demissão foi “prontamente aceite”.

O Correio da Manhã noticiou hoje que a nova secretária de Estado da Agricultura tem várias contas bancárias arrestadas, no âmbito de uma investigação que envolve o seu marido e antigo presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira.

Esta manhã, publicámos na Alfa este texto: 

Alfa/Imprensa/ Correio da Manhã e Expresso

Tomou posse na quarta-feira e hoje já é notícia por ter várias contas bancárias arrestadas. Segundo o Correio da Manhã, o marido da nova secretária de Estado da Agricultura, que era autarca em Vinhais, está a ser investigado pela PJ por suspeita de crimes de corrupção ativa e prevaricação. A notícia também está a ser divulgada no site do Expresso.

« A nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem contas bancárias arrestadas. Trata-se de contas que tem em conjunto com o marido, antigo presidente da câmara de Vinhais, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária suspeito de crimes de corrupção ativa e prevaricação », resume o Expresso.

Afirma o Expresso que a notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que teve acesso à acusação feita ao marido da agora governante, Américo Pereira.
« Segundo aquele jornal, a PJ deu conta de movimentos estranhos nas contas do casal desde 2013. Entre julho e dezembro daquele ano, o casal declarou vencimentos de 44 mil euros mas entraram nas contas 54 mil. No ano seguinte foram declarados 135 mil euros, mas entraram nas contas 180 mil. Em 2015, os rendimentos declarados eram de 135 mas deram entrada 338 mil euros. Em 2026 e em 2017 o cenário foi diferente, mas igualmente suspeito, com as contas a baterem mínimos, e em 2018 volta a discrepância: foram declarados 159 mil, mas entraram 228 mil nas contas bancárias partilhadas pelos dois.

De acordo com o Correio da Manhã, a PJ fala mesmo no “milagre da multiplicação”, uma vez que a atual governante era funcionária em instituições públicas mas recebia, nas contas que partilhava com o marido, muito mais dinheiro do que declarava ».

Carla Alves era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte desde 2018, tendo tomado posse esta quarta-feira como nova secretária de Estado da Agricultura em substituição de Rui Martinho.

Hoje, ao fim do dia demitiu-se.

Article précédentFuneral do Papa emérito Bento XVI realiza-se hoje
Article suivantSporting de Braga vence Santa Clara e sobe provisoriamente a segundo da I Liga