Novo sábado de manifestações e violência em Paris

Incidentes e detenções marcaram o dia de hoje em Paris durante diversas manifestações

Os incidentes, designadamente com disparos de gás lacrimogéneo, começaram cedo esta manhã, antea das 10 horas locais, em zonas centrais da cidade durante manifestações, alegadamente de « coletes amarelos », não autorizadas pelas autoridades.
 Mais tarde, cerca de mil manifestantes radicais de extrema-esquerda infiltraram-se numa manifestação em defesa do ambiente em Paris, tendo incendiado caixotes e saqueado lojas.

Em Paris decorreram hoje outras manifestações: além das dos « coletes amarelos » que se opõem à política social e fiscal do Governo francês e da em defesa do clima, decorreu um outro desfile de protesto contra um projeto sobre aposentações.

Até ao fim da tarde, tinham sido detidas provisoriamente mais de cem pessoas, segundo dados da polícia.

No centro da tensão, no Boulevard Saint-Michel, no bairro estudantil do Quartier Latin, os manifestantes radicais, alguns de cara tapada, atacaram uma agência bancária e envolveram-se em confrontos com a polícia, que disparou gás lacrimogéneo.

Os milhares de participantes na Marcha pelo Clima respondiam a um apelo de várias Organizações Não-Governamentais, um dia após uma vaga de manifestações em todo o mundo para reclamar medidas urgentes contra a crise climática.

Devido ao receio de violência, foi destacado um vasto dispositivo policial para vários locais da capital francesa, com veículos blindados e cerca de 7.500 agentes.

Durante a manhã verificaram-se igualmente incidentes e confrontos nos bairros dos Campos Elíseos e de Saint-Lazaire.

Às 19 horas locais continuavam a verificar-se problemas na zona de Bercy, igualmente em Paris.

Article précédentPortuguês residente em França transportava 1,1kg de cocaína no carro. Foi condenado a 4 anos de prisão
Article suivantEm Paris. Rui Rio promete menos impostos em Portugal