«Num palco não se pode mentir» Pedro Barroso em destaque na Rádio Alfa

Em dezembro de 2019 depediu-se dos palcos num concerto com lotação esgotada no teatro Virgínia em Torres Vedras. Morreu a 17 de março de 2020, num hospital de Lisboa, vítima de cancro. Pedro Barroso tinha 69 anos.

A Rádio Alfa dedica-lhe um programa especial, este sábado, a partir das 15 horas.

Foi músico, poeta, cantor, pintor… tinha o dom das palavras numa voz potente, ora serena ora revoltada. Queria, acima de tudo, que o lembrassem pela obra que edificou ao longo de 50 anos dedicados à música.

Pedro Barroso tinha uma grande cumplicidade com o público que o seguia e que o admirava, também, por ser em palco o mesmo que era quando as luzes se apagavam.

Uma simplicidade nem sempre contemplada por quem procura a fama, como o próprio confessava ao programa Back Stage em 2008.

 

 

As canções de Pedro Barroso foram, também, de intervenção e por vezes teve problemas com a censura sendo obrigado a alterar as suas letras.

Para o filho, Nuno Barroso, essa perseguição deixou marcas no artista e no homem e só o tempo soube pacificar a revolta.

 

 

Pedro Barroso pisou palcos nos quatro cantos do mundo e esteve também em concerto aqui em França, em 2010 em Saint Maur ou ainda, em 2008 e 2015 no Plessis Trévise, perto de Paris. José Oliveira, um dos seus grandes cúmplices por cá, fala-nos de « um homem do povo que os intelectuais iam ver ».

 

 

No passado dia 20 de dezembro, na véspera do derradeiro concerto, Pedro Barroso escreveu na sua página oficial, na rede social Facebook:

« Sim. Corto a ‘jaqueta de forcado’ amanhã, no velho Teatro Virgínia, com testemunho de 600 cúmplices e quero dizer com isto, que cesso atividade como músico, não me retirando obviamente, nem como homem das ideias, nem das artes, nem das palavras. E da diferença. Não abandono a intervenção crítica, nem a cidadania, pelo menos enquanto o último neurónio mo permitir ».

Pedro Barroso deixou preparada a edição de um novo disco, intitulado « Novembro », pronto a sair « tão breve quanto possível », segundo o seu editor, Fernando Matias, que adiantou à Lusa que o CD inclui um dueto com o músico Patxi Andión.

Não perca este Back Stage especial, sábado, 13 de junho, a partir das 15 horas (hora francesa) na Rádio Alfa.

Para ouvir em 98.6 FM (Paris e IDF) / DAB + (em Paris, Lille, Lyon, Estrasburgo) e http://radioalfa.net

 

Article précédentCovid-19/Portugal. Apenas uma morte e 270 novos casos (246 na zona de Lisboa)
Article suivantFérias de verão dos emigrantes « sem limites ». « O problema da viagem terrestre entre França e Portugal está resolvido »