« O 25 de Abril é essencial e tinha de ser invocado » – PR Marcelo

« O 25 de Abril é essencial e tinha de ser invocado », disse o Presidente da República durante as cerimónias oficiais na Assembleia da República, em Lisboa.

O Presidente Marcelo defendeu as celebrações do 25 de Abril no parlamento considerando que a data « é essencial para o país e tinha de ser invocada ».

E o PR Marcelo acrescentou sobre a cerimónia de Abril: « Seria vergonhoso » a Assembleia demitir-se dos seus poderes quando mais importa.

O Presidente da República defendeu com veemência a cerimónia na Assembleia da República de evocação do 25 de Abril.

« A Assembleia da República nunca parou de funcionar. Discutiu e votou o mais importante em sessões plenárias. Ao fazê-lo trabalhou e trabalha. Tem-no feito e fá-lo hoje também respeitando as indicações sanitárias. O que seria vergonhoso era haver um país neste « sacrifício e entrega » e a « Assembleia da República demitir-se » do exercício dos seus poderes numa altura em que são cada vez mais imprescindíveis, defendeu.

Questionando se esta não é uma « festa de políticos » responde: « Não, não é uma festa de políticos alheia ao clima e de privação vivido na sociedade portuguesa ».

Marcelo falou  sempre a favor da cerimónia. « Num tempo de confinamento de tantos portugueses, como foi na Páscoa e Ramadão, não estamos a dar um mau exemplo em estado de emergência? Não. O estado de emergência implica um reforço extraordinário dos poderes do Governo e porque vivemos em liberdade e democracia, quanto maiores os poderes do Governo, maiores devem ser os da Assembleia da República para o controlar ».

 

Article précédentGrândola Vila Morena. Um hino à liberdade que atravessou fronteiras e mares
Article suivantCovid-19/Portugal. Mais 26 mortes, 595 casos e 49 recuperações. 880 mortes no total