
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta tarde. Há indicação da existência de 15 mortos, 18 feridos, 5 em estado grave.

O Governo decretou um dia de luto nacional, que será cumprido na quinta-feira, na sequência do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos, disse fonte do gabinete do primeiro-ministro.
“Um trágico acidente ocorrido com o Ascensor da Glória, no concelho de Lisboa, no dia 03 de setembro de 2025, provocou a perda irreparável de vidas humanas, que enlutou as respetivas famílias e consternou o País. O Governo decide declarar um dia de luto nacional, como manifestação de pesar e solidariedade do povo português. Assim: É declarado o luto nacional no dia 04 de setembro de 2025″, refere o decreto hoje aprovado pelo Conselho de Ministros.
De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro cancelou parte da agenda de quinta-feira, mantendo apenas a reunião do Conselho de Ministros e a participação, por videoconferência no encontro de líderes da Coligação de Boa Vontade, sobre a Ucrânia.
Da agenda de quinta-feira do chefe do Governo constava também a assinatura do contrato de financiamento para habitação acessível com o Banco Europeu de Investimento e a presença no concerto de Carolina Deslandes no âmbito da Festa do Livro em Belém, que também foi cancelada.
No site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou o pesar às famílias e afirmou que « espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes ».

Acidente/Elevador: Metsola diz que Europa está solidária com vítimas e famílias
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sublinhou hoje que a Europa está solidária com os familiares e as vítimas do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos.
« Os nossos corações estão com as pessoas atingidas pela tragédia do Elevador da Glória, uma referência para os lisboetas e visitantes do mundo inteiro », frisou Metsola, numa mensagem na rede social X em português onde desejou « uma rápida recuperação aos feridos ».
Em declarações aos jornalistas no local, Tiago Augusto, responsável da Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crises (UPPEC) do INEM disse que o acidente fez ainda 18 feridos, dos quais cinco em estado grave e 13 ligeiros, incluindo uma criança.
Num balanço final, adiantou que já foram retiradas do elevador todas as vítimas do descarrilamento.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Com Agência Lusa e RTP.