“O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães” – O Livro da Semana

O Livro da Semana, próximas edições:

13, 17 e 21 de MARÇO: JOÃO CÉU E SILVA, autor de “O GENERAL QUE COMEÇOU O 25 DE ABRIL DOIS MESES ANTES DOS CAPITÃES”

O LIVRO DA SEMANA, às quartas (13h30), aos domingos (14h30) e às quintas (03h). Com o apoio da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.

A pouco mais de um mês de atingirmos meio século de Democracia em Portugal, nascida, como se sabe, a 25 de abril de 1974, falaremos de dois livros. Ou melhor, falaremos da biografia de um livro que foi um dos maiores fenómenos editoriais portugueses dos últimos 50 anos.

Essa biografia, publicada no mês passado, tem o longo título “O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães” e é da autoria de João Céu e Silva, um dos mais polivalentes autores portugueses.

“O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães” é a análise exaustiva do impacto que teve um outro livro no espoletar da Revolução do 25 de Abril. E esse livro é o célebre “Portugal e o futuro” da autoria do general António de Spínola, publicado dois meses antes da Revolução e que vendeu mais de 200 mil exemplares. Com o subtítulo “análise da conjuntura nacional”, Spínola contrariava um dos axiomas do regime fascista português: “a Pátria não se discute, defende-se”.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com João Céu e Silva e descubra um homem, Spínola, que ousou “discutir a Pátria”.

Article précédentPortugal/Eleições. AD vence por pouco, PS assume derrota e Chega com votação histórica. Resultados
Article suivantPortugal/Eleições: PR indigita primeiro-ministro depois de conhecidos resultados da emigração