O que se passa com os portugueses no Luxemburgo? – Pergunta o PSD

Publié le 28 novembre 2019

Pergunta ao Governo sobre situação critica do atendimento consular no Luxemburgo

Comunicado do PSD, na íntegra:

“Têm chegado ao GP do PSD vários testemunhos, oriundos da Comunidade Portuguesa residente no Grão-Ducado do Luxemburgo, dando conta das dificuldades de funcionamento do nosso Consulado-Geral.

Esta é uma situação que se arrasta há algum tempo e que, face à ausência de medidas concretas para a resolver, tem-se vindo a degradar de forma inaceitável com consequências graves para a nossa comunidade e para a imagem do nosso país.

Neste momento, um cidadão português que recorra ao Consulado-Geral de Portugal no Luxemburgo, para tratar de um documento tipo passaporte ou cartão de cidadão, tem de esperar, em média, quatro meses.

A degradação do serviço de atendimento consular no Luxemburgo só não tem uma amplitude ainda maior devido ao esforço dos funcionários e do chefe de posto que têm procurado, dentro das suas possibilidades, minimizar esta situação.

O Luxemburgo é, infelizmente, apenas mais um exemplo da situação de rutura da nossa rede consular face à ausência de investimentos concretos nos últimos quatro anos.

Sabendo que residem no Grão-Ducado cerca de 150 mil portugueses com uma relação forte com o nosso país, esta situação assume contornos de uma enorme gravidade que justificam a tomada de medidas urgentes, por parte do Governo, para ultrapassar estes constrangimentos no atendimento aos utentes.

Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, vimos através do Sr. Presidente da Assembleia da República, solicitar ao Ministro dos Negócios Estrangeiros que responda às seguintes perguntas:

  1. Está o Ministério dos Negócios Estrangeiros consciente das dificuldades de atendimento do Consulado-Geral de Portugal no Luxemburgo?
  2. É intenção do Governo tomar medidas com carácter urgente para resolver esta situação que tanto prejudica a comunidade portuguesa residente no Luxemburgo?”

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background