Obrigado anticiclone dos Açores. Ele protege Portugal da vaga de calor que atinge parte da Europa

 

Foto de abertura: arquivo Alfa

 

Alfa

 

Há uma forte vaga de calor que está a atingir, por estes dias, numerosas regiões da Europa e também da Ásia e da América do Norte.

Já estão a ser batidos recordes de temperaturas altas em diversas zonas do mundo e, na Europa, em Itália, Espanha, Grécia, Alemanha e em diversas regiões do Mediterrâneo por exemplo, a situação é sufocante e muito delicada. Em França, foi declarado o alerta laranja no sul, onde as temperaturas podem atingir 40ºC.

Em Portugal, no entanto, mantêm-se atualmente  temperaturas bem mais toleráveis do que por exemplo em Espanha. De acordo com fontes do Instituto Português de Mar e da Atmosfera (IPMA), “não se espera nenhuma onda de calor nos próximos dias, as temperaturas até estão um bocadinho abaixo do normal para a época”.

« Portugal é protegido do calor que sufoca o Mediterrâneo pelo anticiclone dos Açores », escreve o jornal Público, que acrescenta:

« Há ondas de calor simultâneas em vários regiões do mundo, e a Europa está a senti-la em força. Mas em Portugal até está um pouco frio para a época. Temos a agradecer ao anticiclone dos Açores ».

Article précédentSeleção feminina de andebol sub-19 regressa após o histórico 4° lugar no Euro
Article suivantPortugal entra a vencer no Campeonato da Europa de hóquei em patins