Texto Alfa
Lula da Silva eleito e de regresso à Presidência do Brasil.
A vitória de Lula foi confirmada oficialmente neste domingo por volta das 24h, hora de França.
Foram as eleições mais disputadas de sempre e Lula é oficialmente o novo Presidente do Brasil: com 98,86% das secções de voto apuradas, Lula chegou aos 50,83% e Bolsonaro aos 49,17%, o que dá matematicamente a eleição a Lula.
Nas redes sociais, o chefe do Governo português, António Costa, felicitou “calorosamente” Lula pela eleição.
Entretanto, numa nota oficial, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou « o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.
Seguiram-se felicitações de líderes um pouco de todo o mundo, de França, EUA, etc…
No Brasil, dezenas de milhares de apoiantes de Lula festejavam a vitória. O mesmo acontecia em Portugal, onde residem cerca de 250 mil brasileiros. O novo Presidente brasileiro venceu em Lisboa, Porto e Faro.
O novo Presidente eleito fez o discurso da vitória menos de uma hora depois de os resultados terem sido oficialmente confirmados. No discurso apelou à paz e à união entre os brasileiros e prometeu políticas de fundo no combate à pobreza.
O Presidente Jair Bolsonaro mantinha-se em silêncio.
O Presidente Macron escreveu mensagem a Lula no twitter em francês e em português:
Parabéns, caro
, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.