“Ordem Moral”, novo filme de Mário Barroso (residente em Paris) estreia em França e Portugal

Alfa

Filme “ORDEM MORAL” estreia em Portugal a 10-09-2020. Em França, estreia com o nome de “L’ORDRE MORAL”, a 30-09-2020. 

“Ordem Moral” é realizado por Mário Barroso – antigo exilado político português na Bélgica e em França, nos tempos da ditadura portuguesa – e é interpretado designadamente por Maria de Medeiros, Marcello Urgeghe e João Pedro Mamede

 

A história do filme decorre em 1918, e conta a vida de Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, que abandona o luxo social, cultural e familiar em que vive para fugir com um insignificante chauffeur, 26 anos mais novo. As consequências desta sua decisão serão obviamente dolorosas e moralmente devastadoras.

 

 

“Ordem Moral” tem argumento e diálogos de Carlos Saboga, também ele residente em França, que é igualmente cineasta e antifascista.

 

A fotografia é do próprio realizador Mário Barroso e a música original é de Mário Laginha.

 

O filme é produzido por Paulo Branco e pela Leopardo Filmes.

 

O realizador, Mário Barroso,  é autor, entre outros, de conhecidos e aplaudidos filmes, entre eles  O Milagre Segundo Salomé (2004) e Um Amor de Perdição (2009).

 

No cinema, trabalhou como diretor de fotografia, em dezenas de filmes com realizadores como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, José Fonseca e Costa, Raoul Ruiz e Jean-Claude Biette, para além de numerosos telefilmes internacionais.

 

Teve ainda algumas participações como ator, nomeadamente nos filmes Francisca (1981) e O Dia do Desespero (1992) ambos de Manoel de Oliveira e A Comédia de Deus (1995) e Vai e Vem (2003) ambos de João César Monteiro.

 

Mário Barroso

Mário Barroso durante uma entrevista, há alguns anos, na Rádio Alfa

Mais informações sobre o filme, em português, aqui:

https://leopardofilmes.com/filme/ordem-moral

Ou, em francês, aqui:

https://alfamafilms.com/film/l-ordre-moral