Ouro português valoriza 5,4 MME desde início da pandemia

Publié le 4 août 2020

Alfa/Diário de Notícias

Cotação do ouro bate recordes e em consequência as reservas do Banco de Portugal atingem também valor histórico. Há 20 anos valia sete vezes menos.

Se o Banco de Portugal, por algum motivo, tivesse decidido vender nesta segunda-feira, quando o valor atingiu o máximo, as 382,5 toneladas de ouro que tem em reservas, o Estado receberia 20.861.802.303,51 euros.

A cotação do ouro, que tem vindo a subir nos últimos meses está perto de atingir o valor de dois mil dólares por onça troy (31,1 gramas).

No dia 18 de março, quando o estado de emergência foi declarado em Portugal, o ouro estava cotado em 1477,9 dólares por onça troy. Feitas as contas, em menos de cinco meses, as reservas de ouro portuguesas valorizaram 5,4 mil milhões de euros (MME)

É um número impressionante, mas não é um tesouro pronto a resolver os problemas financeiros de Portugal. Esta quantia não chega a 10% do Produto Interno Bruto do ano passado (212,3 MME) e menos ainda da dívida pública (259,6 MME, segundo dados divulgados hoje).

Em dezembro de 2015, a mesma quantidade de reserva de ouro valia, grosso modo, quase metade: 10,99 MME. E em 3 de agosto de 2000 valia 2,86 MME. Ou seja, as reservas de ouro do Banco de Portugal valorizaram mais de sete vezes em 20 anos.

“As preocupações com o vírus e um dólar fraco causado por um programa maciço de flexibilização quantitativa dos EUA ajudaram o ouro a atingir um novo recorde nos mercados asiáticos na segunda-feira, atingindo 1,990.84 dólares por onça”, explica a AFP.

Portugal é um dos países do mundo com maiores reservas auríferas: segundo os dados do World Gold Council, divulgados pelo Trading Economics, é o 14.º do mundo e o sexto da Europa na lista liderada pelos Estados Unidos.

A decisão de comprar ou vender ouro das reservas cabe em exclusivo ao Banco de Portugal e era um instrumento para defender a moeda própria, quando necessário.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App