Outono chega no domingo e Portugal vai estar perto dos 40 graus

O verão chegou tarde, mas o início do outono vai compensar e manter o calor em território nacional.

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio de outono ocorre no dia 23 de setembro às 02h54 horas. Esta estação prolonga-se até ao dia 21 dezembro às 22h23 horas, dando início ao inverno.

Em declarações hoje à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares adiantou que o outono vai começar com temperaturas bastante elevadas para esta altura do ano.

« Para os próximos dias vai haver alguma alteração. Vamos ter uma subida de temperatura já no sábado, com algum significado, entre 2 a 4 graus Celsius das máximas, o que já levou o IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] a emitir aviso amarelo de tempo quente », disse.

O IPMA colocou sob aviso amarelo para sábado e domingo os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja devido ao tempo quente.

« Estes distritos já têm aviso amarelo e é provável que, à medida que nos aproximamos do fim de semana, o IPMA os estenda a mais distritos. No domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima », indicou.

De acordo com Ricardo Tavares, as temperaturas vão subir até segunda-feira e a partir de terça-feira começam a descer gradualmente.

« Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40 graus no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa [entre os 35 e os 40]. De resto em todo o território vão estar valores acima dos 30 graus. Uma situação de tempo quente nesta altura do ano », disse.

Ricardo Tavares explicou que « esta não é uma situação anormal », mas as temperaturas « estão bastante acima da média para esta altura do ano ».

Alfa/Lusa

Article précédentMais de 3.400 fogos de 2017 foram ateados intencionalmente
Article suivantO PCP, a Festa do Avante e os totalitarismos bons e os maus