O pai do futebolista argentino Emiliano Sala, um dos ocupantes do avião privado que desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha, disse hoje estar « desesperado » com a situação.
« É desesperante, não posso acreditar », referiu Horacio Sala, em declarações à rádio Latina, em Rosario, na Argentina, contando que o filho estava muito esperançoso com a possibilidade de jogar na Liga inglesa.
O avançado, de 28 anos, foi oficializado como jogador do Cardiff, numa transferência a rondar os 19 milhões de euros e tinha regressado a Nantes para se despedir dos companheiros do clube em que esteve nas últimas três épocas e meia.
A polícia francesa confirmou que o jogador era um dos dois passageiros do avião que desapareceu na segunda-feira dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha, situação que Horacio Sala soube pela imprensa.
O principal responsável pelas buscas no Canal da Mancha, John Fitzgerald, disse que não espera encontrar sobreviventes na operação que se encontra a decorrer para localizar o avião e ocupantes, explicando à agência Associated Press que ainda não existem dados que expliquem o desaparecimento da avioneta Piper PA-46.
« Simplesmente desapareceu. Não existiu comunicação por rádio », disse.
A polícia de Guernsey, ilha situada em frente à Costa da Normandia, perto de onde se pensa que poderá ter desaparecido o avião, revelou que neste momento estão envolvidos nas buscas dois aviões, dois helicópteros e um barco.
Até ao momento não há qualquer pista e as condições de buscas na última noite foram muito complicadas, com ondas de dois metros, chuva e pouca visibilidade, situação que melhorou ao amanhecer, mas que se prevê que volte a piorar ao longo do dia.
Na sua carreira, Emiliano Sala passou pelos portugueses do FC Crato, dos campeonatos distritais, antes de seguir para França, onde representou o Bordéus, o Orléans, Chamois Niortais, Caen e Nantes.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deixou uma mensagem ao seu ex-pupilo e família no twitter.
Un grand joueur, un énorme homme. Quelqu’un qui donne tout, sur le terrain comme dans la vie. Dédication et détermination incroyables. Si les miracles existent, j’en demanderait un maintenant. Mon cœur, mes pensées sont avec toi, ou que tu sois ta famille, et la famille nantaise. pic.twitter.com/9KE97msWm9
— Sérgio Conceição (@CoachConceicao) January 22, 2019
Também o luso-descendente Anthony Gonçalves, jogador do Estrasburgo, antes de começar a conferência de imprensa de antevisão do jogo contra o Paris SG da Taça de França deixou um pensamento no Twitter:
https://twitter.com/RCSA/status/1087711077968814081
Alfa/Lusa/AP/RTP.