O canoísta Norberto Mourão sagrou-se hoje vice-campeão do Mundo na categoria adaptada de VL2, pelo que Portugal vai estrear-se com esta modalidade nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
O atleta português cumpriu os 200 metros em 52,82 segundos, sendo apenas batido pelo brasileiro Luís Silva, por 1,14 segundos, enquanto o polaco Jakub Tokarz completou o pódio, a 1,53 do vencedor.
Norberto Mourão tinha vencido a sua série na quinta-feira e precisava ser um dos seis melhores na final para assegurar vaga no Japão.
Na quarta-feira, Floriano Jesus foi quarto em KL1 e falhou a final por um lugar, enquanto Hugo Costa foi sexto em KL2 e vai domingo à final B.
Entretanto, o canoísta Fernando Pimenta iniciou hoje a defesa do título mundial de K1 1000 com o primeiro lugar na sua eliminatória, indo agora disputar na sexta-feira o acesso à final em Szeged, Hungria.
Pimenta liderou a sua prova de início ao fim, concluindo-a em 3.29,87 minutos, batendo o norueguês Lars Magne Ullvang, a 1,04 segundos, e o australiano Van der Westhuyzen por 1,90.
O acesso à final, que qualifica os cinco primeiros para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, é disputado na tarde de sexta-feira em três semifinais, nas quais apuram os três mais fortes.
Alfa/Lusa.