Pardal Henriques candidato no partido de Marinho e Pinto. Antigos apoios de França fogem dele

Publié le 8 août 2019

“Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto”.

A notícia é dada hoje pelo jornal Diário de Notícias na sua edição online. O advogado Pedro Pardal Henriques, vice-presidente e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), será cabeça de lista às próximas legislativas, em Lisboa, do Partido Democrático Republicano, liderado pelo também advogado Marinho e Pinto.

Pardal Henriques,  tornou-se relativamente conhecido, em muito poucos anos, em França, nos meios portugueses dos negócios, por aí ter residido durante alguns anos no sul. Foi, nessa região, membro da direção para a zona PACA (Provence-Alpes-Côte-d’Azur) da muito conhecida Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP). Em França, foi também nomeado para o galardão “Português de Valor” atribuído pela empresa de media, Lusopress, a portugueses que se destacam na sua vida profissional ou social.

Depois disso, apareceu em Portugal como a principal figura mediática conhecida do sindicato que anuncia uma nova greve dura no país para a próxima semana e quem o apoiou em França desliga-se agora dele à pressa.

Em Portugal, também é conhecido nos jornais como o advogado “que anda num Maserati preto” e o DN garante que Pardal Henriques é também membro da maçonaria (Grande Oriente Lusitano).

© Ilustração DN

Em França, a Lusopress, um grupo dirigido pelo casal de emigrantes Lídia Sales e Gomes de Sá, edita uma revista mensal e uma TV na internet, medias sobretudo destinados a destacar percursos positivos de empresários, de emigrantes de sucesso e dirigentes associativos de relevo. Há dias, num comunicado, o grupo afastou-se de Pardal Henriques nestes termos:

“A Lusopress existe há 16 anos sediada em França, tendo como uma das suas iniciativas os Portugueses de Valor sendo a edição de 2020 a décima.

Portugueses de Valor tem como objetivo eleger cada ano dez dos 100 portugueses que durante o ano são nomeados e indicados por alguém ou mesmo por elementos da nossa equipa. Para eleger os 10 premiados é constituído um júri composto por 4 nomeados eleitos nos anos anteriores.

O advogado Pedro Pardal Henrique foi-nos indicado por alguém que achava que ele reunia as condições para tal. No ano 2018 a Gala teve lugar na Figueira da Foz e embora ele fosse um dos 100 nomeados o júri optou por não o eleger recebendo unicamente um troféu de presença. Com o grupo portugueses de valor visitou o Museu dos Coches onde fomos recebidos pelo Presidente da República.

Atualmente e na qualidade de vice presidente do sindicato de motoristas de transporte de matérias perigosas utiliza os nomes Lusopress e Portugueses de Valor para se autopromover prejudicando a nossa marca e o nosso bom nome. Não queremos estar de algum modo associados a essa pessoa.”

Curiosamente, depois de se saber que Pardal Henriques está ligado ao SNMMP também a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa se desligou dele.

O advogado Jorge Mendes Constante, que é Presidente da Delegação PACA da CCIFP deixa entender que Pardal é apenas advogado desde 2017 e, em declarações ao Lusojornal, semanário editado em Paris ligado à comunidade, disse saber de queixas de clientes.  “Em 2017 e 2018 ninguém me veio dizer que houve problemas (com clientes). Só agora fiquei a saber pela imprensa”.

 

Jorge Mendes Constante diz que a Delegação da CCIPF está “em estado de choque”. “Reunimos logo, falamos muito entre nós. A Delegação também é vítima. É a primeira vez que isto acontece e nem acredito no que leio”.

 

“Para nós é uma situação grave. É um perigo. Nós temos de ter cautela. Pôr gente em contacto para fazer negócio é a nossa vocação. Mas temos de ter uma total confiança neste relacionamento. Ora, neste caso há uma dúvida”, explica ao Lusojornal este advogado que foi recentemente condecorado pelo Estado português na Embaixada de Portugal (foto):


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background