Paris. É preciso ganhar 7 mil euros por mês para comprar uma casa de 50m2

Publié le 5 mars 2019

Em 2018, as habitações em Paris atingiram preços bastante elevados e prevê-se que continuem a subir ainda este ano.

Torre Eiffel, Paris© REUTERS/Gonzalo Fuentes

O aumento dos preços dos imóveis em Paris está a fazer com que várias famílias deixem de viver na cidade e se mudem para Bordéus, Lyon e Nantes. Atualmente, o preço médio por metro quadrado em Paris é de 9.560, mas pode subir para 9.730 euros já em abril.

Há uns meses, o porta-voz do partido Em Marcha, Benjamin Griveaux, afirmou que não poderia comprar uma casa em Paris com o seu ordenado. Uma afirmação que gerou indignação, uma vez que o político ganha 7.900 euros por mês.

Mas a verdade é que, segundo simulações feitas pelo jornal Le Figaro, para comprar um apartamento de 50 metros quadrados em Paris, financiado a 100% por um empréstimo bancário, tem de se ganhar mais de 7.000 euros por mês. Se, por exemplo, necessitar de um apartamento com 75 m2, o valor da prestação ao banco poderá ser superior a 10 mil euros por mês.

O bairro mais barato para se habitar em Paris é La Chapelle, onde o valor do metro quadrado é de 7.460 euros. A zona mais cara é Odeon, onde o preço do metro quadrado ascende a 17.410 euros.

Em dez anos, os preços dos imóveis aumentaram quase 62% na capital francesa e nem a descida das taxas de juro conseguiu fazer uma compensação da subida louca dos preços.

Os preços, segundo agências imobiliárias, de apartamentos de 50m2, em prédios antigos de Paris, ultrapassam os 450 mil euros, em bairros “intermédios” (populares, nem de luxo nem pobres) como os números 11, 12, 13….

 

Alfa/DN/outras fontes

Marqué comme

Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background