Uma peça hexagonal de ferro polido retirado da Torre Eiffel vai estar no centro das medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024, anunciaram os organizadores.
A « dama de ferro » é constituída por 18.038 partes de ferro e foi alvo de várias renovações ao longo dos anos, com as peças substituídas a serem armazenadas e agora colocadas nas medalhas dos Jogos.
Com cerca de 18 gramas, a peça da Torre Eiffel terá gravados o símbolo dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, o nome dos Jogos (Paris2024) e os anéis olímpicos.
« O conceito chegou após algumas conversas. Percebemos que há um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que é a Torre Eiffel. Dissemos para nós próprios: ‘E se falássemos com a companhia da Torre Eiffel para saber se era possível ter um pouco da Torre Eiffel para integrar na medalha?' », lembrou Roncin.
O desenho hexagonal representa também a França, uma vez que os gauleses muitas vezes se referem ao seu país como ‘o hexágono’, devido à sua forma.
Em redor da peça de ferro vão estar círculos de ouro, prata e bronze, ondulados para refletirem a luz e fazerem as medalhas brilhar, com os organizadores a assegurarem que todo o material é reciclado.
Na parte de trás da medalha vai estar representada a deusa grega da vitória, Nike, tal como tem estado desde 1928, havendo, contudo, uma pequena representação da Torre Eiffel.
As medalhas dos Jogos Paralímpicos também vão ter uma representação da Torre Eiffel, como se estivesse a ser vista de baixo para cima, além de Paris2024 escrito em Braille e entalhes para definir cada um dos lugares do pódio: um para ouro, dois para prata e três para bronze.
Vão ser fabricadas 5.084 medalhas – cerca de 2.600 para os Jogos Olímpicos e 2.400 para os Paralímpicos -, um número superior ao necessário.
As medalhas de ouro pesam 529 gramas e não serão feitas de puro ouro, uma vez que serão feitas de prata, com seis gramas de ouro.
Os Jogos Olímpicos decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, com os Paralímpicos a disputarem-se entre 28 de agosto e 8 de setembro.